
ho começou gelada no Rio Grande do Sul, com o registro de temperaturas negativas em diversas regiões do Estado. No Vale do Taquari, a mínima registrada em alguns municípios como Pouso Novo e Capitão, foi de -4ºC e -3ºC, respectivamete. O frio intenso redesenhou paisagens, cobrindo campos, plantações e telhados com uma fina camada de gelo, evidenciando a beleza que o inverno sulista pode proporcionar.
A massa de ar polar que sucedeu a chuva indica um mês de pouca instabilidade, com clima seco e picos de frio nos primeiros 15 dias. Conforme a MetSul Meteorologia, a massa de ar frio enfraquece bastante, mas a atmosfera ainda deve permanecer resfriada. “Nos próximos sete a dez dias, embora sem ar gelado como na primeira metade da semana, a atmosfera vai estar bastante seca no Sul do Brasil e o perfil atmosférico seco favorece resfriamento noturno maior durante a noite com vento calmo e escassa nebulosidade”, destaca a meteorologista, Estael Dias.
Esta atmosfera seca que favorece maior resfriamento à noite e prolongará o frio noturno, vai proporcionar maior aquecimento diurno. Logo as tardes serão mais amenas e algumas até agradáveis com máximas ao redor e acima de 20ºC. “Para o restante de julho, não se projeta frio muito intenso. A tendência é que o começo de julho seja o período mais gelado do mês, salvo alguma surpresa no fim de julho”, informa Estael.
