Comemorado em 16 de julho, o Dia do Comerciante é uma oportunidade para reconhecer o papel fundamental daqueles que movimentam a economia local, geram empregos e contribuem para o desenvolvimento da cidade. Em alusão à data, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Arroio do Meio, Fábio Bruxel, destaca a importância dos comerciantes, sua capacidade de adaptação diante dos desafios e o trabalho constante para oferecer produtos, serviços e atendimento de qualidade à comunidade.
Jornal AT – Qual a importância do Dia do Comerciante para o setor varejista e para a valorização dos empreendedores locais?
Presidente Fábio Bruxel – O Dia do Comerciante vai além de uma simples homenagem, é uma oportunidade estratégica de reforçar a importância do comércio na economia e na vida das pessoas. A data serve para reconhecer o esforço diário dos comerciantes, que enfrentam desafios como concorrência acirrada, instabilidades econômicas, mudanças climáticas e no comportamento do consumidor.
AT – Como o comércio se reinventou diante dos desafios dos últimos anos, como a pandemia e os eventos climáticos?
Fábio Bruxel – O comércio passou por um processo constante de reinvenção. Com a pandemia, muitos comerciantes que atuavam apenas de forma presencial migraram para o ambiente on-line através das redes sociais, passaram a vender pelo WhatsApp, Instagram e lives ao vivo. Com os desafios de abastecimento e transporte, houve um fortalecimento do apelo ao comprar do pequeno e do comércio local. Após a enchente, muitos comerciantes investiram em seguros e estrutura física mais resistente. Alguns negócios afetados reformularam seus estoques, com armazenamento elevado. Apesar dos danos, os lojistas reabriram e seguem ativos, e alguns até transferindo pontos comerciais para bairros.
AT – De que forma a CDL tem atuado para apoiar e fortalecer o comércio local?
Fábio Bruxel – A CDL tem se destacado por sua proatividade atuando em frentes promocionais, tecnológicas, formativas e institucionalizadas. Estas iniciativas fortalecem o comércio local, ajudam na retomada após crises e incentivam um ambiente de cooperação entre lojistas, clientes e poder público. A CDL atua como porta-voz dos lojistas perante o poder público, reivindicando melhores condições para o setor. Promove eventos como o Café.com e Happy Hour do Comerciante, além de cursos e palestras gerando uma rede de networking entre empresários, colaboradores e parceiros, fomentando parcerias e troca de experiências. Disponibiliza os serviços de SPC e Serasa aos seus associados para proporcionar uma análise e proteção de crédito mais assertiva. Promove junto a parceiros a campanha de incentivo ao comércio ‘Arroio do Meio Comprar Aqui é Show’, que tem por objetivo valorizar o comércio local incentivando os consumidores a comprarem em nossa cidade.
AT – Há alguma ação especial programada pela CDL para marcar o Dia do Comerciante? Se sim, qual?
Fábio Bruxel – Sim, na próxima quarta-feira, dia 16 de julho, Dia do Comerciante, a partir das 18h30min na ACISAM, a CDL realiza mais uma edição do Happy Hour do Comerciante, um evento exclusivo para os associados da entidade para marcar esta data tão significativa do varejo, homenagear o trabalho, a dedicação e a resiliência dos comerciantes. Na noite será servido um coquetel, seguido do case de sucesso do Sicredi e após um show surpresa. As vagas já esgotaram. Teremos casa cheia para comemorar esta data especial alusiva aos comerciantes.