
Apreciam, CDL e Acisam estão à frente da organização da Imove, a ser realizada nos dias 9 a 12 de outubro e com um pré-lançamento no dia 25 de agosto, à noite. O evento servirá para compartilhar e atualizar informações sobe o evento. A presidente Juliana Gasparotto (foto) disse esta semana que ainda faltam alguns estandes para serem comercializados e que a grade de palestras e programações culturais está sendo fechada. A expectativa é muito boa, lembrando que a Imove deste ano não será restrita a quem atua no setor da construção, imobiliário, arquitetura, engenharia, mas será oportunidade para outros estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços estarem presentes nesta vitrine de negócios e de integração com clientes, amigos e visitantes. A Imove será mais um passo decisivo no sentido de deixar para trás os eventos climáticos ocorridos em 2023 e 2024.
Ane Decor House inaugura oficialmente
Sob a liderança sempre positiva da Anelise Gerhardt e sua atenciosa equipe, será inaugurado oficialmente o espaço da Ane Decor House, na próxima segunda-feira. Com a inauguração oficial, a proprietária está deixando para trás dificuldades e desafios que enfrentou por conta da enchente de 2023 e posteriormente na de 2024, quando no atual endereço , sofreu por conta da falta de fluxo de pessoas depois da queda da ponte da ERS-130. Agora é só alegria e bons negócios.
Mercado de produtos avícolas
O Chile é o segundo maior comprador de ovos do Brasil, tendo importado 2,5 mil toneladas entre janeiro e julho deste ano. O volume representa uma queda de 27,9% em relação ao ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal. O país também adquiriu 41,7 mil toneladas de carne de frango, redução de 33,3% sobre os primeiros sete meses deste ano. Esta queda está relacionada ao impacto que teve o registro da doença Newcastle em julho do ano passado numa granja comercial de Anta Gorda. Em maio deste ano, novo embargo por conta de um foco de influenza aviária (H5N1) em Montenegro, o que acabou atrasando mais uma vez a reabilitação do setor no Estado. Felizmente este embargo deve ser suspenso por conta de uma missão de auditores chilenos que esteve em Santa Catarina e Rio Grande do Sul na semana passada, atestando a sanidade, o que possibilitará a retomada de exportações. A expectativa é de que o mercado seja reaberto antes da Expointer. Este recorte de queda nas exportações é um exemplo do quanto casos isolados podem impactar na economia.
FrangoFest: um evento que completa 20 anos
Fui fazer uma pesquisa em nossos arquivos sobre um tema que não vem ao caso, de 2005. Entre as várias notícias que foram relatadas naquele ano, como uma grande seca no início do ano (seria a maior em 60 anos) me chamou atenção a realização da II FrangoFest, coincidentemente realizada do dia 5 até 14 de agosto de 2005, completando, portanto, neste mês, 20 anos. Organizada em torno da Praça Flores da Cunha, usando a sede do Clube Esportivo (que no momento está desativado) como apoio, o complexo da FrangoFest foi montado no meio da Praça, em tendas na quadra em frente à prefeitura e Igreja Matriz e na quadra onde hoje está a Rua Coberta, que naquele ano passou a ser projetada. O então prefeito em suas viagens a Brasília, intensificava em cada uma, a liberação de recursos para esta finalidade junto ao Ministério das Cidades. A sonhada Rua Coberta viria a ser inaugurada em novembro de 2008 (final do mandato), sendo na época a única no Vale do Taquari.
Voltando à FrangoFest de 2005, ela atraiu dezenas de expositores com 164 estandes comerciais, atrações culturais, artísticas para o público e palestras técnicas para os avicultores, empresários e técnicos do setor. Estiveram presentes no evento além do então governador Germano Rigotto, o presidente da ASGAV, Aristides Vogt, que na época era também presidente da Frangosul. O evento foi organizado pela prefeitura municipal, Acisam e Clube Esportivo. O evento ocorreu no mandato do prefeito Danilo Bruxel; Adailton Cé era presidente da Acisam e Paulo Frehlich, presidente da Feira. Sérgio Kerbes o idealizador da FrangoFest como evento gastronômico estava na presidência do Clube Esportivo e tinha liderado o evento em 2004. Segundo noticiado pelo jornal, passaram pela feira nos 10 dias, além do governador, três secretários de estado, seis deputados, 36 prefeitos da região e um público estimado em 49 mil pessoas nos dias da Feira.
E a FrangoFest? Foi para Teutônia – E por incrível que pareça esta Feira foi para Teutônia que neste fim de semana realiza a 5ª Teuto Frango FEST. Que o evento tenha sucesso. É o que desejamos a este município. Mas como antes de mais nada defendemos o nosso Arroio do Meio, cabe para nós refletir por qual motivo fomos perder esta marca, este evento, que tinha uma conceito ousado e criativo e que atraiu um público muito interessante além de ter valorizado a cadeia produtiva da microrregião envolvendo os produtores de aves, ovos e indústrias e serviços com grandes chances de ter se tornado marca local.

