O município terá a tecnologia a seu favor na medição do nível dos rios Taquari e Forqueta. Em reunião realizada recentemente em Lajeado, a equipe da Defesa Civil do Estado detalhou a instalação das estações de monitoramento hidrológico na bacia Taquari-Antas. Arroio do Meio foi um dos municípios contemplados e terá duas estações que fazem a medição do nível do rio de 15 em 15 segundos. Uma será instalada no rio Forqueta, na ponte da ERS-130, e outra no rio Taquari, no ponto de captação da Corsan.
A iniciativa faz parte do eixo de infraestrutura da Política Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres, e está incluída nas ações do Plano Rio Grande. A previsão é de que as estações sejam instaladas pela empresa MKS Desenvolvimento de Sistemas, que venceu a licitação, entre agosto e novembro, nos municípios que compõem a bacia Taquari-Antas.
O prefeito Sidnei Eckert recebeu com alegria a notícia de que o sistema será implantado em dois pontos de Arroio do Meio. “É uma conquista importante para o município. Os equipamentos vão qualificar a medição das águas e auxiliar na prevenção e no aviso às famílias afetadas, facilitando este trabalho que é tão delicado em época de cheia e enchentes”.


