O governador Eduardo Leite anunciou, na quarta-feira (17), no auditório do Prédio 7 da Univates, em Lajeado, a construção de uma nova ponte sobre o rio Taquari. A denominada ‘Ponte dos Vales’ será erguida entre Estrela e Cruzeiro do Sul. Esta foi uma das três opções avaliadas pelo governo que declarou ser o projeto de menor impacto financeiro, uma obra orçada em R$ 358,6 milhões. O ato contou com a presença do Secretário Estadual de Transportes e Logística, Juvir Costella, além de líderes do poder público regional, representantes de entidades e empresários.
Foram apresentados os resultados do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que avaliou as propostas de novas ligações no Vale. A obra foi defendida pela Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT) por ligar três importantes eixos rodoviários: ERS-129, RS-130 e BR-386. A obra deve ser concluída em 18 meses.
MODELO DE FINANCIAMENTOS E PRAZOS
Durante o anúncio, o governador detalhou a análise comparativa feita pelo Estado, que incluiu dados sobre custo, prazos, impactos ambientais e benefícios logísticos das opções em estudo. A aprovação do projeto passou por uma criteriosa avaliação, tendo uma obra de urgência que irá utilizar recursos do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs) e que precisa ser executada até maio de 2027, quando se encerra o prazo de suspensão do pagamento da dívida do Estado com a União.
Para acelerar o cronograma, o governador explica que será adotado o regime de licitação integrada, no qual a mesma empresa é responsável tanto pelo projeto executivo quanto pela execução da obra. “Será uma obra importante sim, mas de caráter urgente. Consideramos todos os aspectos da viabilidade da obra, seus impactos urbanos e ambientais, não só o custo de concreto, mas o valor da desapropriação de terras, quantidade de vias, tempo de execução, etc… O que levaria de maneira complexa, seis meses para ser avaliado, avaliamos em 45 dias, e queremos concluir a obra em menos de dois anos”, afirma o chefe do Estado.
Já de acordo com o vice-governador Gabriel Souza, que vem acompanhando desde o início a operação do Plano Rio Grande, “este é um dos maiores investimentos do governo gaúcho no Vale do Taquari”, afirma.
DEMANDA HISTÓRICA REFORÇADA PELAS ENCHENTES
Atualmente, todo o fluxo entre Lajeado e Estrela passa pela única ponte existente sobre a BR-386. A enchente histórica de maio de 2024, que expôs a vulnerabilidade da estrutura, intensificou o debate e colocou a duplicação da travessia como prioridade para o desenvolvimento regional e para a segurança logística. A nova ponte deve representar não apenas uma solução de mobilidade, mas também um marco de integração e resiliência para o Vale do Taquari.


