O município de Marques de Souza foi destaque regional no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades 2025 (IDSC-BR), figurando como o município com o melhor desempenho em sustentabilidade no Vale do Taquari. O levantamento foi realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis e avalia o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.
Para o prefeito Fábio Mertz, o reconhecimento é resultado de um trabalho contínuo e estratégico. Destaca ser extremamente gratificante ver esse resultado. “Nos últimos anos, conseguimos dobrar o orçamento do município e investir fortemente em áreas fundamentais como educação, saúde, infraestrutura, setor primário e assistência social. Como nosso município tem base agrícola, também é importante destacar os investimentos realizados no interior, garantindo condições para que os produtores rurais empreendam, se qualifiquem e assegurem a sucessão com qualidade de vida e renda.”
O município obteve avaliações consideradas muito boas (acima de 65 pontos de média) em diversos indicadores do IDSC-BR, que analisou todos os 5.570 municípios brasileiros com base em 100 critérios socioeconômicos e ambientais.
Apesar do excelente desempenho, o prefeito reconhece que ainda há desafios. “Hoje, nosso maior foco é na área habitacional, pois fomos fortemente impactados pela enchente de maio de 2024. Temos um déficit habitacional expressivo e estamos trabalhando para atender tanto os moradores atingidos quanto a demanda crescente de novos habitantes que chegam ao município.”
Mertz também destacou que a geração de emprego e renda deve ser fortalecida com a implantação do novo parque industrial. “Esse será um marco importante para o desenvolvimento econômico e sustentável de Marques de Souza.”