Na década de 1970, a Família Manica deixou para trás a localidade de Linha Pedras Brancas, Nova Bréscia, e instalou-se em Arroio do Meio.
João e Olinda Metilde Manica tiveram nove filhos: Emerina, Irene, Jandir, Ivo, Maria, Vitorino, Luiz, Teresinha e Neiva (in memoriam).
Na nova cidade, pelo Programa de Habitação BNH, Manica adquiriu uma casa localizada próxima à Igreja Luterana São Paulo, onde praticamente todas as moradias da mesma quadra, foram construídas e comercializadas pelo Programa.
Conforme o empresário Ivo Manica, filho de João e Olinda, as irmãs Emerina e Irene logo foram morar em Porto Alegre, e lá permanecem. Maria, Vitorino, Luiz e Teresinha em curto espaço de tempo, mudaram para São Paulo. Jandir veio para Arroio do Meio em 1967, residiu por sete anos com os tios Arnesto e Helena Dalpian, e trabalhou na fábrica de Mandolates Helda.
João era um homem de visão. Adquiriu a casa de comércio de Augusto Ritt, um pequeno bar/restautante, localizado em frente ao salão Paroquial (prédio hoje sendo remodelado pelo Eng. Vianei Halmenschlager).
No ano de 1973, pensando no crescimento profissional e financeiro dos filhos, abriu a firma João Manica e Cia Ltda, com comércio de doces, balas e chocolates, tendo sido esta família a pioneira no segmento no qual o sobrenome Manica é uma referência em qualidade, seriedade e administração familiar e atua há mais de meio século.
TRÊS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS
Ao longo do tempo, com muito trabalho, os irmãos Ivo e Jandir Manica diversificaram o ramo de atuação, apostando também na construção civil.
Em 1988 o depósito de doces que por muitos anos esteve localizado na rua Monsenhor Seger, próximo à prefeitura, foi para outro local. Agora em prédio próprio, numa das salas comerciais do “Edifício Mânica”, localizado na rua Dr. João Carlos Machado, primeiro empreendimento da família. Em 1986 outro prédio, este na rua Gustavo Wienandts.
Em 1999 iniciam a construção do Edifício Pedras Brancas, também na Dr. J. C. Machado. Dois pavimentos de salas comerciais, galerias, andar térreo com garagens, 28 apartamentos dispostos em nove pavimentos. De arquitetura moderna, o empreendimento comercial e residencial embeleza a rua principal.
João Manica faleceu em 1976 aos 56 anos. A esposa, Olinda, viveu até os 92 anos, vindo a falecer em 2009.
Ivo Manica chegou em Arroio do Meio aos 22 anos e hoje, aos 76 anos, segue empreendendo. Em 2024 adquiriu a loja Retalhos, que administra ao lado da esposa, Rose Mari. Da mesma forma, segue apoiando o filho Fabiano junto à Loja e Atacado de Doces Mânica.
Jandir Manica foi o primeiro da família a fixar raízes nesta cidade, antes mesmo que os pais…
Em 1967 saiu de Linha Pedras Brancas, morou com a Família Dalpian e trabalhou até 1973 na fábrica de mandolates. Neste mesmo ano, o pai João Manica expandiu os negócios e em sociedade com os primos Arnesto Dalpian e Vítor Cantu, abriu uma indústria de pedras, a IMPEDRAL, localizada às margens da ERS-130.
Jandir passou a trabalhar com pedras e em 1984 decidiu abrir a própria empresa, a fábrica de Pedras METALPEDRA, na rua Campos Sales, bairro Navegantes, adquirindo o imóvel que ali havia e onde permaneceu por quarenta anos. Em 2024 a mesma foi duramente atingida pela catástrofe climática. O prédio de dois pavimentos ficou submerso e parcialmente destruído, inviabilizando a reconstrução, no bairro, hoje em ruínas e abandonado.
Há 17 anos, os filhos gêmeos Leandro e Henrique Mânica, 44 anos, estão à frente da empresa, dando continuidade ao legado da família.
No mix de produtos da Metalpedra, estão as semijoias, com pedras naturais e uma linha HOME DECOR. Atualmente a empresa está atendendo no bairro Bela Vista, rua das Indústrias, 132.
Aos 79 anos, Jandir vive com a esposa Silvane, no edifício que ele e o irmão Ivo construíram, o Pedras Brancas.







