Foi inaugurada na manhã de quinta-feira, dia 18, a ponte da Travessa Calipal, que conecta os bairros Bela Vista e Dom Pedro II. O ato solene contou com a presença do secretário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen, prefeito Sidnei Eckert, vice Andréa Lange Barth, secretários, vereadores e comunidade em geral. A obra foi executada com recursos do Governo Federal, por meio da Defesa Civil, e substitui a ponte anterior, destruída na catástrofe climática do ano passado. O investimento foi de R$ 388.100,82.
A nova estrutura tem 16 metros de extensão e 5,5 metros de largura e foi executada em concreto armado, transpondo o arroio Grande. A empresa responsável foi a Graxain Construtora Ltda, vencedora do processo licitatório. O município elaborou o projeto e executou o aterro das cabeceiras. “Vamos reconstruir ainda mais. Já estamos concluindo muitas obras na região, mas ainda há muito o que ser feito. Não tenho dúvidas que todo esforço vai ser dado até que a última brita ou o último concreto seja concluído. É demorado, leva tempo sim, mas estamos no caminho da reconstrução”, explica Hassen.
A ponte da Travessa Calipal integra um conjunto de seis estruturas que serão custeadas com recursos do Governo Federal. A execução faz parte do plano de reconstrução e vai permitir a retomada da mobilidade no distrito, incluindo o deslocamento das famílias, assim como o transporte de insumos e escoamento da produção. A da Travessa Calipal é a segunda a ser inaugurada, depois da ponte do Tico-Tico, entregue para a comunidade em 18 de julho. A terceira ponte, em Arroio Grande, já está concluída e a quarta, também no distrito, está em execução. As outras duas serão iniciadas em 2026.


