Com quase duas décadas de atuação, a Mavitec – Tornearia e Manutenção, de Arroio do Meio, se consolida como uma referência na criação e manutenção de máquinas industriais. Sob a direção de Alexandre Veroneze, a empresa, localizada no bairro São Caetano, vem se destacando pela versatilidade e pela capacidade de atender diferentes segmentos do mercado nacional.
Atuando há 19 anos no ramo, como projetista, ele oferece soluções sob medida para setores como churrasqueiras, cosméticos, produtos de limpeza, concreto, panificação, entre outros. Cada projeto é desenvolvido de forma personalizada, levando em conta as necessidades específicas de cada cliente. Entre os trabalhos de destaque da empresa está a envasadora de pepinos, desenvolvida para um parceiro comercial há dez anos e que representou um desafio pela dificuldade de dosar corretamente um produto desuniforme. “O cliente tem vantagens quando pede para eu criar uma máquina, pois ele vai ter o pré e o pós acompanhamento”, explica Veroneze.
De acordo com o empresário, o pré-acompanhamento consiste em anotar e analisar as necessidades do cliente, como o tipo de mão de obra envolvida, o tamanho, a velocidade e as funções da máquina. Já o pós-acompanhamento garante que o equipamento opere com eficiência, recebendo os ajustes e orientações necessárias para o seu bom desempenho.
EM SOLO AMERICANO
A qualidade e a popularidade dos serviços da Mavitec ultrapassaram fronteiras e chegaram aos Estados Unidos da América, onde o empresário viu uma oportunidade para expandir os negócios em escala internacional. Um cliente do ramo de impressão, que atua no mercado americano, procurou a empresa em busca de uma solução específica: uma máquina para limpeza de cilindros de anilox, utilizados no processo de impressão. Veroneze conta que passou uma hora conversando com um cliente no aeroporto de Porto Alegre, apresentando um de seus projetos. O americano aprovou a proposta e encomendou a máquina.
O resultado foi um equipamento desenvolvido por Alexandre que uniu a tecnologia de operação americana com a criatividade e precisão brasileira. “O jeito de fazer a limpeza dos cilindros é do americano, mas a máquina é do Alexandre”, comenta com orgulho o empresário, que vê nesse projeto uma importante porta de entrada para futuros negócios.
“Quando alguém me pede algo, às vezes eu preciso de uns dias só pensando em como vou executar esta máquina”, comenta. Foi assim que nasceu um dos seus mais recentes projetos: uma máquina portátil de limpeza de cilindros a laser, desenvolvida especialmente para atender o mercado norte-americano. O equipamento é enviado desmontado, facilitando o transporte e exigindo remontagem no destino. O novo modelo criado pela Mavitec foi projetado para entrar diretamente dentro da máquina de impressão do cliente, eliminando a necessidade de retirar o cilindro para limpeza. Através de um braço mecânico que realiza o posicionamento de um laser e filtra os resíduos de pigmentos, o equipamento é compacto e eficiente — cabe dentro de uma van, permitindo que uma única unidade atenda diversas empresas em um único dia.
PATENTE APROVADA
Paralelo a isto, Veroneze comemora a mais recente conquista: a aprovação da patente de uma máquina de gelar cerveja e outras bebidas em um minuto, resultado de anos de pesquisa, testes e aprimoramentos no campo da engenharia mecânica. “Receber a notícia da patente aprovada é uma coroação de anos de trabalho como projetista de máquinas”, comemora. O processo levou seis anos para ser aprovado no Brasil, reconhecido como invenção, e um ano e meio nos Estados Unidos, onde recebeu o registro como modelo de utilidade.


