NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Quinta ponte do pacote de reconstrução será inaugurada neste sábado, em Arroio Grande

    15 de maio de 2026

    Arroio do Meio recebe 8ª etapa do Circuito RS de Skate

    15 de maio de 2026

    MEMÓRIA FORENSE

    15 de maio de 2026
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Campeonato da Lafa define confrontos finais neste domingo

      9 de maio de 2026
      Recent

      Campeonato da Lafa define confrontos finais neste domingo

      9 de maio de 2026

      Jogos da rodada de domingo definem as primeiras equipes finalistas das três categorias

      2 de maio de 2026

      Caio Pace conquista Top 10 no Brasileiro de Estrada

      19 de abril de 2026
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Evento destaca tradição alemã com dança e integração entre jovens
    Geral

    Evento destaca tradição alemã com dança e integração entre jovens

    O Alto TaquariBy O Alto Taquari10 de abril de 2026Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Integrantes da categoria Pré-mirim
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    A cultura alemã estará em evidência neste sábado, dia 11, por meio da dança e do colorido dos trajes típicos, com a realização da Mostra Jovem de Danças Alemãs e 5º Encontro Infanto-Juvenil. Promovido pelo Grupo de Danças Helmuth Kuhn, o evento que é aberto ao público, tem como objetivo promover uma grande integração dos grupos de danças, preservando a cultura alemã.
    A programação inicia às 10h com desfile dos grupos de dança pela rua Dr. João Carlos Machado até a Praça Flores da Cunha, seguindo para a Rua de Eventos onde ocorrem as atividades. Às 11h haverá danças de integração e brincadeiras com os grupos folclóricos presentes. Às 12h, almoço (haverá food trucks com venda de lanches na Praça Flores da Cunha, além dos estabelecimentos próximos). A partir das 13h ocorre a apresentação dos grupos de danças e às 14h se apresenta o Grupo Tholl com o espetáculo ‘Bate pra sua patota que hoje vai ter circo’.
    O evento contará com a presença de 12 grupos folclóricos vindos das cidades de Colinas, Marques de Souza, Portão, Forquetinha, Lajeado, Venâncio Aires, Bom Princípio, Westfália, Roca Sales e Santa Clara do Sul, além dos conterrâneos Frohsinn e CTG Querência do Arroio do Meio. Pelo grupo anfitrião, se apresentam as categorias Pré-mirim, Mirim, Semijuvenil e Juvenil.
    Para uma das coordenadoras das categorias de base, Fabiane Petry, que dança há 38 anos no Helmuth Kuhn, esse tipo de encontro fortalece e preserva a cultura alemã. “Será um dia de muita dança, diversão e integração”, afirma. Também integram o grupo de coordenadores Bruna Prass, Gabriela Schmitz e Felipe Schmitz. A categoria Oficial tem na coordenação Amanda Trasel e a categoria Prost, Marceli Galli.
    Fabiane destaca que ensinar as crianças é desafiador, pois exige muita paciência e persistência. “É um grande aprendizado saber lidar com cada criança/jovem. Cada um com sua personalidade, com suas facilidades e dificuldades. A recompensa é o amor e o carinho que recebemos, que são infinitamente maiores que qualquer dificuldade ou desafio”.
    Promovido pelo Grupo de Danças Helmuth Kuhn com o apoio do Ministério da Cultura, o evento conta com o patrocínio da Florestal Alimentos, Zada Software de Gestão, Mondial Veículos e Supermercado Fröhlich. A organização convida toda comunidade para prestigiar o evento, que promete muita música, dança, trajes coloridos e diversão durante o dia.

    Sobre o Helmuth Kuhn

    O grupo iniciou suas atividades em março de 1983, com o senhor Helmuth Kuhn. As categorias de base vieram quatro anos mais tarde. Foi em 1987 que o grupo, até então formado por integrantes jovens e adultos, resolveu oportunizar o ingresso de crianças. Quem teve essa iniciativa foi Fernando Fensterseifer, primeiro coordenador das categorias infantis. As categorias de base sempre foram um alicerce para o grupo e a certeza que alguns irão continuar escrevendo a história. Neste sentido, o apoio dos pais é fundamental para que as crianças permaneçam no grupo. “É gratificante poder ensinar uma dança e depois ver o resultado em apresentações, sempre fazendo bonito e encantando as pessoas que as assistem. Ver essas crianças em um ambiente saudável, de amizade, alegria e diversão faz com que a gente tenha certeza de que estamos fazendo nossa parte para um mundo melhor”, destaca Fabiane.

    Integrantes da categoria Mirim
    Integrantes da categoria Semijuvenil
    Integrantes da categoria Juvenil
    Grupo Tholl se apresenta às 14h, na Rua de Eventos, com o espetáculo ‘Bate pra sua patota que hoje vai ter circo’. A programação será aberta ao público

    O Alto Taquari

    Postagens Relacionadas

    Quinta ponte do pacote de reconstrução será inaugurada neste sábado, em Arroio Grande

    15 de maio de 2026

    Arroio do Meio recebe 8ª etapa do Circuito RS de Skate

    15 de maio de 2026

    Energia do futuro pauta workshop e reforça importância de projetos inteligentes na arquitetura

    8 de maio de 2026

    Linear Estofados projeta design gaúcho na maior feira internacional de arquitetura

    8 de maio de 2026
    Não perca

    Quinta ponte do pacote de reconstrução será inaugurada neste sábado, em Arroio Grande

    15 de maio de 2026

    A quinta ponte reconstruída após as catástrofes climáticas de 2023 e 2024 será inaugurada neste…

    Arroio do Meio recebe 8ª etapa do Circuito RS de Skate

    15 de maio de 2026

    MEMÓRIA FORENSE

    15 de maio de 2026

    Turismo pensado de forma integrada em Capitão

    15 de maio de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Quinta ponte do pacote de reconstrução será inaugurada neste sábado, em Arroio Grande

    15 de maio de 2026

    Arroio do Meio recebe 8ª etapa do Circuito RS de Skate

    15 de maio de 2026

    MEMÓRIA FORENSE

    15 de maio de 2026

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Quinta ponte do pacote de reconstrução será inaugurada neste sábado, em Arroio Grande

    15 de maio de 2026

    Arroio do Meio recebe 8ª etapa do Circuito RS de Skate

    15 de maio de 2026

    MEMÓRIA FORENSE

    15 de maio de 2026

    Turismo pensado de forma integrada em Capitão

    15 de maio de 2026
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2026 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.