NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    EDVINO CLASS: há sete décadas vivendo e pensando em Marques de Souza

    25 de janeiro de 2026

    Cineasta realiza curso de cinema em Arroio do Meio

    25 de janeiro de 2026

    Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

    25 de janeiro de 2026
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

      25 de janeiro de 2026
      Recent

      Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

      25 de janeiro de 2026

      Eduardo Brock assina com Novorizontino para temporada 2026

      9 de janeiro de 2026

      Só Barulho e Acia/Glória decidem título da categoria Livre

      12 de dezembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Prefeito quer evitar o êxodo rural
    Política

    Prefeito quer evitar o êxodo rural

    adminBy admin31 de dezembro de 2012Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Travesseiro – A queda de 1,5% na população, entre 2000 e 2010, preocupa o prefeito Ricardo Rockenbach, reeleito por mais quatro anos por 52,5% dos eleitores. O estímulo à construção de loteamentos na área central do município aparece como um dos principais projetos para atrair novos moradores.

    Para tanto, Rockenbach estuda comprar uma área que permita a construção de casas populares. O modelo segue indefinido, mas acredita ser a melhor maneira de estimular os trabalhadores de empresas locais, que são de outras cidades, a se instalarem em Travesseiro. “Todos os dias, os ônibus buscam as pessoas em seis municípios, e precisam acordar às 5h para chegar em casa às 21h.”

    Com a possibilidade, os funcionários teriam mais ânimo para trabalharem – pois estariam descansados – e auxiliariam na economia do município. A proposta mira também os moradores mais jovens, que desejam sair da casa dos pais, porém têm dificuldades para comprar terreno, investir na casa e no mobiliário.

    Em 2000, Travesseiro contava com uma população de 2.349 habitantes. Hoje, está em 2.314. “Uma diminuição de 1,5% em dez anos é muito ruim para uma cidade que quer crescer”, resigna-se.

    Para auxiliar no desenvolvimento, Rockenbach aponta como prioridade o asfaltamento da VRS-811, que liga o município à ERS-130, integrando Arroio do Meio. Cita que há uma garantia de recursos por meio do governo estadual, dependendo apenas de alguns detalhes para iniciar a obra.

    Esta seria outra importante conquista do município, na questão de acessos. Há alguns anos, a cidade inaugurou o asfalto que faz ligação com a BR-386, facilitando o escoamento da produção e o tráfego de veículos.

    Pequenas indústrias

    Entre as propostas para os próximos quatro anos está a construção de um distrito industrial. Segundo Rockenbach, seriam oferecidos pequenos lotes à empresários que queiram desenvolver o seu ramo dentro do município.

    Os galpões teriam uma área de até 200 metros quadrados, sendo oferecidos à estas indústrias como forma de incubadora – as empresas ficam por um curto período e, quando estiverem consolidadas, abrem espaços para outros interessados.

    Mas, está ainda em fase embrionária. É necessário comprar uma área e iniciar o projeto. Enquanto isto não ocorre, Rockenbach aguarda, por parte do governo do Estado, o licenciamento ambiental para a criação de uma agroindústria destinada ao leite.

    A cadeia leiteira é a principal fonte de arrecadação travesseirense e este empreendimento ajudaria na industrialização da matéria prima, agregando valor à marca e aumentando a circulação de dinheiro nos cofres públicos.

    Fomento do setor primário

    Apesar da tentativa de atrair indústrias, Rockenbach quer manter o foco no setor primário. Alguns passos foram dados, como a inclusão do município no Programa de Integração dos Sistemas Agropecuários (Pisa), com foco na bacia leiteira, que aumentou a produção de 20 propriedades em quase 30%.

    Subsídios e incentivos continuarão a ser concedidos – serviço prestado desde a emancipação. O desafio maior é quanto à prevenção às estiagens. Rockenbach reconhece a necessidade de se investir nesta área, mas informa que é difícil encontrar uma solução a curto prazo.

    O problema, aponta ele, é o relevo da cidade. Baseada em morros com declives acentuados, fica difícil armazenar a água da chuva e, assim, tornar um sistema cíclico de irrigação. Rockenbach avisa que tentará incluir a cidade em programas para investir nestes setores.

    Educação e Saúde

    O reeleito considera estas duas áreas como primordiais para o sucesso nas urnas. São dois postos de saúde em funcionamento: um na Sede e outro no interior. Este último construído na sua gestão. Por enquanto, funciona duas vezes por semana, mas a ideia é ampliar para atendimentos durante toda a semana.

    Rockenbach acrescenta que o oferecimento de medicações na farmácia básica proporcionou uma melhora na prevenção à Saúde dos travesseirenses, aliado à contratação de mais um dentista. Os dois profissionais que atuam na cidade trabalham em conjunto com as escolas para estimular a higiene bucal nas crianças.

    Quanto à Educação, cita a implantação do turno integral e a ampliação do atendimento na creche municipal como fundamentais. Hoje, o Ensino Infantil atende durante todo o ano, facilitando a vida dos pais que não conseguem tirar férias no mesmo período das escolas.

    Outros pontos positivos, segundo ele, foram a compra de novas máquinas para as secretarias de Obras e de Agricultura; a instalação de uma lotérica e de uma agência de Correios.

    Estímulo à Cultura

    Nos próximos quatro anos, o município pretende construir um auditório, uma sala de música e um refeitório na escola municipal. A área já foi comprada, faltando apenas fazer o projeto e abrir o processo de licitação.

    Conforme Rockenbach, o investimento na sala de música vai ao encontro da proposta de incentivar a cultura local, como a banda do município, o teatro e coral.

    Legislativo e secretariado

    Rockenbach conta com a maioria na câmara. Cinco dos nove vereadores são da base aliada. Ele acredita que não terá dificuldades para trabalhar com os oposicionistas. Usa como argumento a coligação deste ano: nos últimos quatro anos, conseguiu fazer um trabalho que agradou a oposição, que aceitaram fazer parte da campanha deste ano. “Se a oposição traz novas propostas, que possam melhorar, nós seremos parceiros.”

    O secretariado segue indefinido. A única certeza é a quantidade que cada partido terá. Porém, os nomes serão divulgados apenas nesta sexta-feira. Ontem, a coligação se reuniu para definir quem serão os comandantes das respectivas pastas.

    Processos

    Tramitam contra o prefeito dois processos. Um está na 4ª Câmara do Tribunal de Justiça, em Porto Alegre. Refere-se ao indiciamento em um inquérito da Polícia Civil, que considerou uma lei existente no município há quase 20 anos, para a compra de remédios.

    Conforme a investigação, Rockenbach e o ex-prefeito, Genésio Hofstetter, burlaram a lei das licitações e favoreciam farmácias locais, que cobravam valores acima do encontrado em estabelecimentos de municípios vizinhos. O delegado responsável, João Antônio Peixoto, considerou a atitude irregular e indiciou ele e o ex-prefeito.

    Rockenbach mudou o serviço. Agora, todos os medicamentos são oferecidos na farmácia básica. “No nosso entendimento, quando é uma lei de subsídios, não precisa de licitação.” Os remédios eram comprados para aquelas pessoas que atestavam a necessidade de comprar os medicamentos que não eram encontrados nos serviços básicos.

    O outro é referente à uma acusação dos oposicionistas, de abuso da máquina pública em troca de votos. O prefeito se diz tranquilo quanto à inocência, uma vez que a Justiça declarou, em primeira instância, o processo como improcedente. A oposição não encaminhou testemunhas, mas recorreu da decisão. O caso encontra-se no Tribunal Regional Eleitoral.

    Travesseiro
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Arroio do Meio solicita apoio do Estado para recuperação de rodovias afetadas por enchentes

    23 de agosto de 2025

    Análise dos impactos do tarifaço na economia do Vale do Taquari e no País

    2 de agosto de 2025

    Diego Heineck: buscar novos mercados em outros países e vendas internas dependem de negociações que podem demorar

    2 de agosto de 2025

    Aprovados R$ 92 mil para realização de campanha de incentivo

    7 de março de 2025
    Não perca

    EDVINO CLASS: há sete décadas vivendo e pensando em Marques de Souza

    25 de janeiro de 2026

    O município de Marques de Souza completou 30 anos há alguns dias, e hoje vou…

    Cineasta realiza curso de cinema em Arroio do Meio

    25 de janeiro de 2026

    Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

    25 de janeiro de 2026

    A planta centenária da Família Steiger

    24 de janeiro de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    EDVINO CLASS: há sete décadas vivendo e pensando em Marques de Souza

    25 de janeiro de 2026

    Cineasta realiza curso de cinema em Arroio do Meio

    25 de janeiro de 2026

    Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

    25 de janeiro de 2026

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    EDVINO CLASS: há sete décadas vivendo e pensando em Marques de Souza

    25 de janeiro de 2026

    Cineasta realiza curso de cinema em Arroio do Meio

    25 de janeiro de 2026

    Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

    25 de janeiro de 2026

    A planta centenária da Família Steiger

    24 de janeiro de 2026
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2026 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.