Um simples gole ou a experimentação de qualquer bebida alcoólica feita por criança com menos de 12 anos aumenta em 60% as chances delas, quando adolescentes, consumirem álcool abusivamente. A informação foi veiculada esta semana a partir de estudo do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com 17 mil adolescentes do Ensino Médio de 789 escolas públicas e privadas de todo o país. A pesquisa também constatou que, dentre os estudantes que afirmaram ter consumido algum tipo de bebida alcoólica na vida (82% dos entrevistados), 11% experimentaram antes dos 12 anos.
Os números são assustadores porque revelam um comportamento que, por consequência, evolui na idade adulta. Para a nutricionista Camila Leonel, o consumo precoce tem um impacto claro na saúde do jovem porque causa modificações neuroquímicas com prejuízos na memória, no aprendizado e no controle dos impulsos. “O sistema nervoso dos menores ainda está em desenvolvimento”, alerta a especialista.
O consumo de álcool e fumo desperta menos cuidados em comparação com as demais drogas. Tolerado socialmente – inclusive dentro de casa – a bebida alcoólica é uma chaga presente em praticamente todas as rodas de jovens em todas as classes sociais. É impressionante a legião dos que bebem mais de uma vez por semana e não raro embriagam-se.
O excesso no consumo do álcool, mais do que nunca, é uma espécie de símbolo de status dentro do grupo. Este não é um fenômeno novo, mas a precocidade e a quantidade de jovens que ingerem altas doses todas as semanas são assustadoras.
Outro dado da pesquisa do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da Unifesp demonstra que o exemplo dos pais pode condicionar o uso por parte dos filhos. “Se os pais têm o hábito de beber todos os dias para relaxar, por exemplo, não adianta conversar muito sobre como beber de forma responsável”, lamenta Ilana Pinsky, vice-presidente da Associação Brasileira de Estudo de Álcool e Drogas (Abead). Ela critica a enorme quantidade de bebidas que existem dentro dos lares de muitos brasileiros, o que facilitar o acesso.
Outro elemento que estimula o consumo precoce é a publicidade, principalmente de cerveja, veiculada na televisão porque geralmente é associada às atividades esportivas, prática muito apreciada pelos adolescentes. As principais dicas incluem a orientação sobre os malefícios do consumo excessivo do álcool desde cedo, o bom exemplo dentro de casa e evitar acesso às bebidas no lar.

