Implantado em agosto de 2011, o turno integral entrou em funcionamento para atender a necessidade de muitos pais, que não queriam deixar os filhos sozinhos em casa enquanto trabalhavam. Começou nas escolas Bela Vista e Tancredo Neves. No educandário do bairro Novo Horizonte, são atendidas cerca de 85 crianças do 1º ao 5º ano.
Com o intuito de acompanhar as atividades desenvolvidas nos educandários que oferecem o programa Mais Educação, integrantes da secretaria de Educação de Arroio do Meio visitaram a Escola Municipal Tancredo Neves, no bairro Novo Horizonte.
Durante a visita foi possível acompanhar algumas das oficinas oferecidas pelo projeto. Conforme a coordenadora do Mais Educação na escola, Sabrina Casotti, os alunos possuem três momentos distintos de aprendizado, divididos em período para fazer o tema de casa recebido no turno oposto, além de duas oficinas integradas ao projeto.
Entre as oferecidas estão a de recreação, reforço, educação ambiental, música, teatro, entre outras. As mesmas possuem a supervisão de quatro monitoras e duas professoras por parte da Amam. Conforme a coordenadora do MEC, Naiara Tres Casotti, que também é responsável pelas articulações entre secretaria de Educação e escolas, além do acompanhamento pedagógico, os alunos também recebem uma alimentação balanceada com supervisão de nutricionistas.
O educandário também recebe alunos de outros bairros. “Das crianças que frequentam o Mais Educação, aproximadamente 40% são oriundas de outros bairros”, enfatiza Sabrina. O programa tem como principal objetivo ampliar o tempo de permanência dos alunos, de quatro para sete horas diárias no ambiente escolar. A coordenadora ressalta ainda que o projeto traz bons resultados para os alunos. “Como a alimentação é balanceada, os doces e frituras foram totalmente excluídos do cardápio, e com isso muitas crianças aprenderam a comer verduras, legumes e frutas.” A saúde bucal também teve resultados, hoje não é preciso mais mandar os alunos escovarem os dentes. Depois do almoço eles mesmo se dirigem ao banheiro para fazer isso. Já virou rotina.
Naiara ressalta também que o sucesso do programa depende do esforço coletivo entre a Administração, diretoria das escolas, CPMs, comunidade, entidades parceiras, serviços voluntários e principalmente da colaboração dos pais. Neste programa, os diretores das escolas têm o papel de incentivar a participação, o compartilhamento de decisões e de informações com professores, funcionários, estudantes e famílias.
Além das escolas Bela Vista e Tancredo Neves, o mesmo foi expandido em abril do ano passado para as escolas Princesa Isabel e Barra do Forqueta. Hoje cerca de 300 alunos do 1º ao 5º ano participam do programa que oferece atividades lúdicas educativas em turno oposto ao período da aula. Oficinas de letramento, taekwondo, teatro, recreação, pintura, música, matemática, informática, desenho, percussão, dança e folclore, são desenvolvidas com os alunos mantendo as crianças dentro do ambiente escolar e longe da rua e de possíveis vulnerabilidades.

