NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Arroio do Meio divulga as 50 maiores empresas do Simples Nacional e do ISSQN

    3 de fevereiro de 2026

    Educação de Arroio do Meio é novamente destaque no Prêmio Alfabetiza Tchê

    2 de fevereiro de 2026

    Importação do leite em pó prejudica produtores

    1 de fevereiro de 2026
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Campeonato de Bocha Força Livre começa sábado com 20 equipes

      30 de janeiro de 2026
      Recent

      Campeonato de Bocha Força Livre começa sábado com 20 equipes

      30 de janeiro de 2026

      Esporte Clube Facão iniciou futebol em Bela Vista

      25 de janeiro de 2026

      Eduardo Brock assina com Novorizontino para temporada 2026

      9 de janeiro de 2026
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » PP inicia articulação para o pleito
    Política

    PP inicia articulação para o pleito

    adminBy admin21 de junho de 2015Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Arroio do Meio – O diretório municipal do Partido Progressista (PP) já começou a se articular para o pleito eleitoral de 2016. Uma das novidades é a maior participação das mulheres entre os 13 membros efetivos da diretoria executiva, passando de nenhuma para três.

    De acordo com o presidente Gustavo Kasper, além de cumprir com a exigência do diretório estadual, que exige ocupação de 20% por mulheres, buscou-se líderes ativas e comprometidas de forma espontânea e natural.

    A 1ª secretária Juliana Gasparotto sustenta que a política é séria demais para ser discutida somente por homens, uma vez que as mulheres já estão inseridas nos demais setores da sociedade e precisam também contribuir para o campo público de forma impositiva e propositiva. “Não participar é o mesmo que concordar que tudo está bom. Os assuntos públicos precisam ser trabalhados com a maior representatividade possível”, comenta.

    Além do ingresso de mulheres, também houve renovação no quadro masculino, com destaque para Miguel Petry e do reverendo Jair Erstling, filiado ao partido no último sábado pelo deputado estadual Marcel Van Hattem. “Os dois acrescerão em termos de experiência e na pluralidade de representação comunitária”, assinala Kasper.

    Apesar do desgaste das siglas partidárias em âmbito estadual e nacional, na municipalidade o PP está buscando cumprir com dever político e social de oposição. Nas reuniões comunitárias promovidas em todas as localidades, a população tem a oportunidade de expressar contrapontos às decisões políticas e administrativas do atual governo com mais liberdade, “uma importante janela para o exercício da cidadania”, definem.

    As principais críticas da população estão relacionadas ao uso político da secretaria de Obras e Agricultura, para atender interesses de correligionários e simpatizantes. Outra queixa é referente ao inchaço da máquina pública, para “valorizar o esforço eleitoral”, o que consequentemente diminuiu a capacidade de investimentos com recursos próprios. “Com o orçamento atual, não vejo dificuldades para economizar dinheiro. O valor do quilômetro do asfalto é de R$ 500 mil, porém, hoje as obras estão restritas a pequenas emendas parlamentares”, explica.

    Infraestrutura e mobilidade urbana – Entre outras questões, a executiva aponta que os investimentos em infraestrutura não acompanharam o crescimento habitacional e dos setores produtivos. “Faltou um plano de mobilidade urbana. Os congestionamentos na rótula de acesso na ERS-130 nos horários de pico são o nosso principal problema coletivo, entretanto, a solução está longínqua. A construção de uma elevada deveria ser a nossa principal bandeira. Fazenda Vilanova conseguiu incluir o viaduto na duplicação da BR-386, precisamos aproveitar nossa força econômica”, ressaltam.

    A diretoria pretende marcar uma audiência de uma comissão mista com a participação de empresários, com o Secretário Estadual de Transportes Pedro Westfalen (PP), para tratar o assunto de forma emergencial.

    Educação e assistência social – Na sexta-feira (12), a executiva e a bancada do partido, homenagearam a Associação dos Menores de Arroio do Meio (Amam) entregando uma placa alusiva aos 45 anos comemorados este ano, como forma de agradecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade, na recuperação de vulneráveis.

    O partido sustenta a importância da manutenção da entidade e lamenta as dificuldades do atual governo em manter o programa Mais Educação no turno oposto ao Ensino Fundamental.

    Turismo e eventos econômicos – A falta de um evento municipal para divulgar as marcas das empresas locais, também preocupa a executiva. “Um município como Colinas, que tem em torno de 2 mil habitantes, consegue fazer um uso melhor da Páscoa do que Arroio do Meio, que possui a maior fábrica de chocolates do Estado”, observam.

    O partido também acredita que faltam investimentos no turismo e que a Administração deve ser indutora e incentivadora de empreendimentos que visam o entretenimento.

    Investigação de asfaltamento – A não abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostas irregularidades no asfaltamento da estrada geral de Bela Vista/Arroio Grande ainda incomoda os progressistas. No inverno do ano passado, o voto de minerva da presidência da Câmara vetou o início de quaisquer investigações para averiguar se a obra foi executada conforme o projeto. A oposição desconfia do desvio de recursos ou da participação da empreiteira contratada no financiamento da campanha do atual governo, devido ao adiantado estado de deterioração e o número de reformas feitas na pista em comparação com outras mais antigas. “Quem não deve, não teme”, ressalvam.

    Prejuízos com insinuações – Membros do partido também cobram a implantação de mecanismos jurídicos que inibam o uso de factóides não confirmados e insinuações, a fim de prejudicar adversários na disputa eleitoral. Os candidatos ao pleito de 2012 alegaram terem sido vítimas da exposição antecipada do inquérito que apurava o contrato envolvendo a Empresa Eliseu Kopp & Cia com o município, antes da conclusão da investigação que não apontou irregularidades. O mesmo também pode estar ocorrendo com os parlamentares progressistas na Operação Lava Jato, pois conforme gravações, o delator interrogado pode ter sido induzido a confirmar os nomes, quando havia incertezas.

    O uso de bandeiras “ilusórias” como norte de campanha também foi amplamente criticado pela base.

    Candidatura própria – A executiva confirmou que tem o propósito de concorrer como cabeça de chapa nas próximas eleições. Uma coligação com o PMDB está descartada, pois o PP acredita que o “esquecimento” dos conflitos das últimas disputas eleitorais em “troca” de secretarias não será aceito pela opinião pública e trará prejuízos ao debate de ideias com a comunidade. “Ainda não temos os nomes, pois vamos ouvir o grupo, mas sabemos o que fazer e como fazer”, concluiu Kasper.

    Arroio do Meio
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Arroio do Meio solicita apoio do Estado para recuperação de rodovias afetadas por enchentes

    23 de agosto de 2025

    Análise dos impactos do tarifaço na economia do Vale do Taquari e no País

    2 de agosto de 2025

    Diego Heineck: buscar novos mercados em outros países e vendas internas dependem de negociações que podem demorar

    2 de agosto de 2025

    João Batista Gasparotto: prefeito em dois municípios chegou aos 90

    27 de julho de 2025
    Não perca

    Arroio do Meio divulga as 50 maiores empresas do Simples Nacional e do ISSQN

    3 de fevereiro de 2026

    A Secretaria da Fazenda de Arroio do Meio divulgou as listas das 50 maiores empresas…

    Educação de Arroio do Meio é novamente destaque no Prêmio Alfabetiza Tchê

    2 de fevereiro de 2026

    Importação do leite em pó prejudica produtores

    1 de fevereiro de 2026

    Família Jungkenn investe R$ 4 milhões em aviários Dark House

    31 de janeiro de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Arroio do Meio divulga as 50 maiores empresas do Simples Nacional e do ISSQN

    3 de fevereiro de 2026

    Educação de Arroio do Meio é novamente destaque no Prêmio Alfabetiza Tchê

    2 de fevereiro de 2026

    Importação do leite em pó prejudica produtores

    1 de fevereiro de 2026

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Arroio do Meio divulga as 50 maiores empresas do Simples Nacional e do ISSQN

    3 de fevereiro de 2026

    Educação de Arroio do Meio é novamente destaque no Prêmio Alfabetiza Tchê

    2 de fevereiro de 2026

    Importação do leite em pó prejudica produtores

    1 de fevereiro de 2026

    Família Jungkenn investe R$ 4 milhões em aviários Dark House

    31 de janeiro de 2026
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2026 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.