Arroio do Meio – Quem ainda não fez o recadastramento biométrico do título de eleitor não pode perder tempo. Caso contrário, corre o risco de ter de enfrentar filas, já que praticamente 35% dos eleitores ainda não se recadastraram e o prazo encerra no início de março. No período de férias, a procura pelo serviço tem caído, o que preocupa os servidores do Cartório Eleitoral.
Até meados de dezembro, o número de atendimentos diários – cerca de 100/120 – contemplava o ideal. Com esta média diária haveria tempo hábil para todos os eleitores fazerem tranquilamente o recadastro. Contudo, se a média continuar baixa como está – em torno de 80 por dia – haverá filas no final do prazo. Por isso, quem ainda não agendou o recadastramento biométrico, é importante que o faça o quanto antes. Todo o procedimento leva menos de 10 minutos.
O Cartório Eleitoral trabalha em parceria com o a prefeitura, que está realizando o agendamento dos eleitores, a fim de otimizar o tempo do eleitor e dos atendentes. O atendimento pode ser agendado na prefeitura, postos de saúde e secretarias do município. No dia do atendimento, é imprescindível que o eleitor chegue no horário marcado e tenha consigo os documentos exigidos: documento público com foto que comprove a sua identidade; CPF; título eleitoral; comprovante de domicílio que permita aferir se o eleitor é residente do município ou que com ele tenha vínculo profissional, patrimonial ou comunitário.
De acordo com o chefe substituto do Cartório Eleitoral, Ivan Quoos, até o início desta semana foi realizado o atendimento de 10.703 eleitores, totalizando um percentual de 65,75% do eleitorado do município. Ainda falta o recadastramento de 5.576 eleitores, quase 35% do eleitorado. “Salientamos que em janeiro, devido ao período de férias e outros motivos, a procura pelo recadastramento diminuiu e, se continuar dessa forma, a tendência é a de que no final do recadastramento haja a formação de filas para o atendimento, pois esta maioria deixará para ser atendida no final. Nesse sentido, pedimos aos eleitores para não deixarem para fazer o recadastramento no final do período, assim evitaremos as desagradáveis filas e demora no atendimento”, frisa Ivan.
Até 29 de fevereiro o atendimento no Cartório Eleitoral de segundas as quintas-feiras é das 13h às 19h e nas sextas-feiras das 9h às 15h. Nos dias 8 e 9 de fevereiro, feriadão de Carnaval, não haverá expediente. O Cartório Eleitoral está localizado na rua General Daltro Filho, 299, sala 105, no Centro, no prédio do Fórum.
Como funciona
No processo revisional é conferida a regularidade dos dados contidos no Cadastro Eleitoral com os documentos apresentados pelo eleitor; registrada a fotografia em meio digital e, por meio de leitor óptico, as impressões digitais dos dez dedos das mãos, com ressalva àqueles com impossibilidade física. Ainda é coletada a assinatura do eleitor em meio digital. A revisão dos dados é necessária mesmo que o eleitor não tenha alterações.
Após completados os procedimentos, é fornecido ao eleitor um novo título eleitoral. Por isso, é necessário que o eleitor leve o título atual, o qual é recolhido e posteriormente inutilizado pelo Cartório Eleitoral.
O leitor que deixar de fazer o recadastramento e a biometria terá o título cancelado, o que o impede de votar, bem como a emissão de passaporte ou carteira de identidade, a contratação de empréstimos em bancos públicos, a participação em concursos, entre outras restrições.
Dispensados
Os eleitores que já fizeram alistamento, revisão ou transferência, após 07 de junho de 2013, portanto, já identificados biometricamente, estão dispensados da revisão eleitoral. Para conferir se o título já é biométrico, basta verificar se está escrito “Identificação biométrica” no canto superior direito do respectivo Título Eleitoral de posse do eleitor.