O amigo e ex-prefeito Paulo Steiner fez um trabalho de inestimável valor histórico ao município de Arroio do Meio com a publicação do livro Arnesto Dalpian: história, vida, realizações. Sábado comprei dois exemplares e recomendo. Comecei a folhear de maneira despretensiosa, mas devorei as 197 páginas num só fôlego. Trata-se de uma obra-prima, leitura obrigatória, ao custo de 25 reais que deveria circular entre as escolas locais.
Tive o privilégio de conviver em diversos momentos com o “tri-prefeito” Arnesto Dalpian, detentor do inédito título de três mandados como chefe do Executivo. Quando criança, compartilhávamos a praia de Tramandaí com visitas mútuas, o que forjou uma sólida amizade familiar.
Depois compartilhou a militância política com meu pai, Gilberto Delmar Jasper, sempre no então MDB. Lembro de inúmeros encontros improvisados nos fundos de nossa casa, no escuro, com a presença de lideranças do partido, como Pedro Simon e Paulo Brossard, driblando a ditadura. Por fim, mais tarde fui seu assessor de imprensa, numa época onde poucas autoridades valorizavam esta função,
Arnesto Dalpian foi professor, dirigente de cooperativa, empresário e pai exemplar. O livro de Paulo Steiner mostra as origens da família, desde a Itália, além da trajetória do eterno prefeito de Arroio do Meio e, o mais importante: mostra em detalhe as obras fundamentais que ergueu à frente do município. Dalpian forjou uma carreira política baseada no diálogo. Sem mais abrir mão da liderança, sempre dialogou com os adversários, que jamais tratou como inimigos.
Os grandes arroio-meenses poderiam ter suas vidas transformadas em livro
Como todo grande homem, teve ao lado uma grande mulher, dona Helena, de sobrenome de solteira Caumo, ponderada, bem humorada, companheira e comprometida com os cuidados à família. A vida pública rouba o pai e o marido, exigindo dedicação exclusiva à política.
Outra atração da publicação é a fartura de fotos e ilustrações numa viagem pelo tempo. Importantes personagens da história do município estão imortalizados neste trabalho de talentoso garimpo de Paulo Steiner. A iniciativa deveria inspirar o próximo prefeito a criar uma comissão para eleger os principais personagens do município para publicar suas biografias em livro.
Outro velho amigo, Wanderley Theves, o Xumby, tem feito um trabalho de inestimável valor histórico no facebook, com imagens que revivem passagens importantes da nossa cidade. Com uma seleção criteriosa, somada à busca de fotos e ilustrações, certamente não seria difícil encontrar patrocinadores para produzir os livros com nossos mais importantes vultos.
Por enquanto, sugiro que os leitores corram para adquirir Arnesto Dalpian: história, vida, realizações, antes que esgote. Parabéns, Paulo Steiner!

