Arroio do Meio – Iniciou essa semana o trabalho in loco do recadastramento imobiliário de Arroio do Meio. O serviço contratado pela Administração Municipal, atende aos pedidos do Tribunal de Contas e Câmara de Vereadores, e está a cargo da empresa Gauss Geotecnologia e Engenharia Ltda, contratada via processo licitatório. O objetivo é atualizar o cadastro imobiliário do território urbano dos bairros e distritos, para mapear e criar o banco de dados digital.
Nesta etapa, a equipe de profissionais da Gauss, devidamente uniformizada e identificada, visita as propriedades do Centro e bairros, a fim de conferir medidas e fazer o registro fotográfico. Em alguns casos, a equipe terá que adentrar nos imóveis. Serão solicitados documento de identificação e número de telefone dos proprietários. “A colaboração da comunidade é fundamental nessa etapa, para podermos avançar no recadastramento e ter um banco de dados confiável”, afirma o arquiteto da secretaria de Planejamento, Pedro Luiz da Silva.
O trabalho iniciou em novembro de 2015 e deve seguir por 24 meses, incluindo as etapas desde o levantamento topográfico e instalação de marcos geodésicos (marcos de concreto, na cor vermelha com chapa identificadora, instalados em locais estratégicos do município), análise, cadastro, treinamento, suporte técnico e monitoramento. O investimento total do município é de R$ 730 mil.
Ao todo, 46 marcos com coordenadas geográficas já foram instalados em diferentes pontos do município. Os marcos servem de referência para levantamentos geodésicos e para conexão à imagem de satélite do município, permitindo sobrepor os mapas do banco de dados digital com as fotos de satélite, viabilizando atualização contínua. A previsão é de mais de 12 mil imóveis aferidos, entre edificações e lotes.


