NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025
      Recent

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025

      Alana Rohr é campeã estadual de ginástica de trampolim

      7 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Aprovação de mais um loteamento gera discussões
    Política

    Aprovação de mais um loteamento gera discussões

    adminBy admin17 de janeiro de 2020Nenhum comentário7 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Na última sessão ordinária antes do recesso parlamentar de 2020, realizada na noite de quarta-feira, os vereadores de Arroio do Meio aprovaram três projetos de lei de autoria do Executivo. A principal matéria discutida foi a criação de um loteamento no bairro Barra do Forqueta.

    Apesar de manifestações contrárias à ampliação da área residencial próxima de lavouras, sob a prerrogativa de prejudicar e limitar a atuação agrícola, a liberação para um novo loteamento na rua José Wunibaldo Thomas foi aprovada com unanimidade. O oposicionista Roque Haas (PP), o Rocha, alertou que “precisamos corrigir a lei, pois estamos empurrando os nossos agricultores para fora do interior. Enquanto não for feita uma nova legislação de loteamentos eu votarei de forma favorável. Mas só por enquanto”.

    José Elton Lorscheiter (PP), o Pantera, reclamou da falta de fiscalização com os espaços já existentes no município, fato que, para ele, seria empecilho aos novos loteamentos. “As pessoas estão reclamando da altura do mato. É preciso fiscalizar mais e, de repente, dar uma segurada nos loteamentos. Penso que é o momento para mexermos no plano diretor”.

    Frear a disponibilização de loteamentos, com a intenção de manter os jovens no campo, foi a sugestão dada por Darci Hergessel (PDT). “Há mais de três mil terrenos disponíveis em Arroio do Meio, muitos deles criando mato e cobras. Acho que temos de frear, não trancar, o crescimento dos loteamentos, pois a área rural está diminuindo cada vez mais”, colocou.

    Ainda foram aprovados, de forma unânime, a ampliação do período de concessão de uso das capelas mortuárias de Bela Vista à Comunidade Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, passando para cinco anos, bem como a nomeação de rua Presidente Juscelino Kubitschek para a via que será instituída junto da rua D. Pedro II em direção à faixa de domínio da ERS-130, no Bairro D. Pedro II.

    Um grupo de moradoras de Arroio Grande, participou da sessão e se manifestou, de forma silenciosa, por asfaltamento. Com cartazes impressos elas pediram a pavimentação da ERS-482. A comunidade alega que a obra é aguardada há anos e que o projeto permitindo a colocação do asfalto já teria sido aprovado na casa. Ao fim da sessão, elas falaram com os vereadores. Na segunda-feira, dia 20, será realizado encontro na comunidade para tratar do tema.

    DEDICAÇÃO PARLAMENTAR – Marcelo Schneider (MDB) apresentou soma de emendas encaminhadas a Arroio do Meio em 2019 pelo deputado federal Alceu Moreira (MDB), na ordem de R$ 1,9 milhão. A maior parte do valor teria sido destinada para atender a demandas da saúde municipal. Para ele, o emedebista mostrou comprometimento, o que deve ser levado em consideração pela comunidade na hora do voto. “Espero que no futuro o povo faça uma reflexão sobre quem ajuda Arroio do Meio”, colocou. Falou ainda a respeito de reunião ocorrida na semana passada, no Gabinete do Prefeito, em que moradores cobraram pela destinação de emenda prometida a asfaltamento. Disse que o montante foi repassado ao hospital local, mas que voltará a ser empenhado à obra.

    RAMPA NÁUTICA– Pedro Volmir de Freitas Noronha (PTB) / Kiko Noronha, parabenizou a prefeitura pela colocação de rampa no balneário, melhoria que teria sido solicitada por ele e que foi iniciada nesta semana. “O serviço está sendo bem feito”, pontuou. Noronha comentou que ainda resta a colocação de um campo de areia no espaço, mas que, segundo ele, isso deverá ser providenciado nos próximos dias. Em nome da comunidade ele se disse grato pelo que está sendo feito.

    LIBERDADE ECONÔMICA – Jose Elton Lorscheiter (PP) / Pantera comentou sobre anteprojeto de sua autoria, apresentado em agosto de 2019, a respeito da MP 881 da liberdade econômica. Afirmou que a matéria está engavetada na prefeitura e cobrou que seja colocada em prática, justificando que propostas semelhantes têm causado efeitos positivos na criação de empresas em municípios brasileiros. “Esteio, por exemplo, teve aumento de 62% na criação de empresas em 2019”, falou. Ainda agradeceu pelo trabalho realizado pela Administração no Loteamento Verde de Dona Rita, com a limpeza de área verde, dando segurança aos moradores e evitando a ocorrência de assaltos.

    PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE EM OBRAS – Rodrigo Kreutz (MDB) repercutiu as perdas da agricultura em decorrência da estiagem, o que levou a prefeitura de Arroio do Meio a decretar situação de emergência na semana passada. Teceu elogios ao projeto de reforma das 13 escolas municipais. Segundo ele, todos os educandários de Arroio do Meio terão reparos e padronização. “Com pouco se faz mais”, afirmou. Citou que prédios públicos também têm recebido atenção com reformas. Pediu à prefeitura que um trator faça roçadas no interior, em especial nos pontos críticos que estão com o matagal alto. Ressaltou que a colaboração dos munícipes se faz necessária para manter o município limpo. Lembrou que a estrada em Passo do Corvo está sendo preparada para receber asfaltamento e mostrou solidariedade com os moradores de Arroio Grande que participaram da sessão para solicitar a pavimentação da ERS-482.

    SEM SEMENTES PARA SAFRINHA – Roque Haas (PP) destacou as perdas dos agricultores em decorrência da falta de chuva. Lamentou que os produtores de Arroio do Meio, em sua maioria, não tenham conseguido fazer inscrição no Programa Troca-troca de sementes para safrinha, devido ao período restrito. Falou de parceria com o deputado federal Afonso Hamm (PP), o que teria garantido emendas com recursos para melhorias de asfaltamento no município. Mostrou sua contrariedade com a criação de loteamentos na zona rural, prejudicando, segundo ele, o produtor na aplicação de veneno e na destinação de materiais.

    RETORNO DE PEDIDOS – Vanderlei Majolo (PP) revelou que na localidade de Esperança, em Rui Barbosa, há uma escola estadual em situação de abandono. Pediu, se possível, que a administração faça pedido de doação da área ao governo do Estado. “Uma área abandonada, virada em mato, e um prédio que está caindo”, comentou. Pediu atenção com as estradas do interior, principalmente as secundárias, que estariam apresentando rachaduras por conta da estiagem. Ainda solicitou a ajuda do presidente da Câmara, Luis Both (MDB), para ter retorno dos pedidos de informação feitos ao Poder Executivo. Segundo ele há solicitações que foram enviadas há dois anos e seguem sem resposta.

    DESCONTO NO IPTU PARA IDOSOS – Darci Hergessel (PDT) parabenizou os moradores de Arroio Grande que tem vindo a sessão para pedir pavimentação de via que passa na localidade. “Continuem lutando”, falou. Pediu correção em legislação municipal que trata de isenções de impostos de pessoas idosas. Disse que há problemas no texto, o que acabaria por prejudicar os mais velhos. Comentou mudança de sentido nas ruas Júlio de Castilhos e Visconde do Rio Branco, no Centro, alteração que teria sido feita pela prefeitura sem consulta ao Conselho Municipal de Trânsito e aos vereadores. “Acho uma afronta para a comissão, que foi escolhida para tal finalidade”, falou.

    DIMENSÃO DAS VIAS RURAIS – Luis Both (MDB) solicitou que a prefeitura faça um estudo sobre as vias do interior, especialmente no que tange a largura e ocupação lateral. Mencionou projeto do Governo Federal que trata de creches para idosos. Disse que apoia e que espera que a matéria possa ser discutida e aplicada no município. A assessoria jurídica da casa lembrou que há limitações no texto nacional, que prevê estender recursos apenas a idosos internados em casas de repouso. Pediu a construção de acostamento na VRS-811, que liga os bairros Bela Vista e Rui Barbosa. Colocou que o trecho é utilizado por ciclistas e pedestres, que acabam enfrentando perigo. Pontuou que, recentemente, mãe e filha faleceram em acidente ocorrido na estrada.


    No início da sessão, o presidente Luís Both (MDB) suspendeu os trabalhos por cinco minutos, devido ao atraso de colegas. E no fim da sessão, sugeriu para que desligassem ou colocassem o celular no modo silencioso para não atrapalhar os trabalhos
    Moradoras de Arroio Grande fizeram manifestação silenciosa por asfalto

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Arroio do Meio solicita apoio do Estado para recuperação de rodovias afetadas por enchentes

    23 de agosto de 2025

    Análise dos impactos do tarifaço na economia do Vale do Taquari e no País

    2 de agosto de 2025

    Diego Heineck: buscar novos mercados em outros países e vendas internas dependem de negociações que podem demorar

    2 de agosto de 2025

    Aprovados R$ 92 mil para realização de campanha de incentivo

    7 de março de 2025
    Não perca

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Quando deixou para trás Forquetinha, em 2009, e encontrou trabalho em Arroio do Meio, Ana…

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.