NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
      Recent

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Vereadores propõem estruturação da Defesa Civil
    Câmara de Vereadores

    Vereadores propõem estruturação da Defesa Civil

    adminBy admin17 de julho de 2020Nenhum comentário7 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Na sessão ordinária de quarta-feira, dia 15, a Câmara de Vereadores de Arroio do Meio aprovou por unanimidade dois projetos de lei de autoria do Executivo. Eles tratam do parcelamento da dívida tributária e não tributária municipal, instituição de juros e multas, e restituem valores já pagos pelos agricultores ao Programa Troca-Troca Safra 2019/2020, em até R$ 45.461,50.

    Nos pronunciamentos o principal assunto debatido foram os problemas causados pela enchente histórica.

    A próxima sessão ordinária está agendada para as 18h30min do dia 5 de agosto.

    DRAMA NA PRÓPRIA CASA – Helena Matte (MDB) parabenizou o colega Rodrigo Kreutz (MDB) pelo nascimento do filho. A vereadora falou da sensação, em geral, de angústia, frente a situação do município e região pelos problemas enfrentados pela seca, pandemia e a enchente. “Para quem reside em área inundável, como eu, é realmente inimaginável ver o quanto se perde, o quanto as famílias e município perdem como um todo”. Helena disse que agora é preciso ajudar da melhor maneira possível para que todos se recuperem. Disse ter conversado com as pessoas e percebeu a garra com que os servidores e voluntários se dedicam para que tudo se reestabeleça. Agradeceu ao prefeito e equipe da Administração que não está medindo esforços para atender as demandas, para que a cidade volte à sua beleza tradicional.

    SOBRECARGA DO PODER PÚBLICO – Vanderlei Majolo (PP) cobrou reparos na VRS-811 e estrada de Bicudo. Avaliou que 2020 é um ano atípico, com muitos desafios. A enchente sobrecarregou o efetivo do Poder Público municipal e testou o ânimo das pessoas. “Sem humanidade, compreensão e compromisso, não haverá superação”. Majolo voltou a pedir apoio das pessoas mais bem-sucedidas financeiramente. “É preciso pôr a mão no bolso e arregaçar as mangas”.

    AUMENTO DO CUSTO DE PRODUÇÃO – César Kortz (MDB) destacou a união e solidariedade das pessoas, e necessidade de sensibilidade. Revelou que além dos prejuízos da cheia, ocorreram deslizamentos em Picada Café e Palmas e na agricultura houve perdas de 230 hectares de trigo, 300 hectares de pastagem e 750 toneladas de silagem, que terão impacto direto no custo de alimentação dos animais.

    PERSPECTIVAS DESFAVORÁVEIS – Roque Haas (PP) cobrou a instalação redutores de velocidade e sinalização numa curva perigosa que liga Forqueta a Cairu, Travesseiro. Avaliou que depois da estiagem, impactos da pandemia nas integradoras e enchente trouxeram prejuízos nas culturas de inverno, que mal foram aproveitadas, piorando as perspectivas para o agro, que terá aumento do custo de produção e dificuldades em honrar dívidas. “Os agricultores também são merecedores do auxílio emergencial de R$ 600. Infelizmente nada pode ser feito contra adversidades climáticas. Imaginem se a enchente fosse maior. É momento de pensar no próximo, a ajuda será retribuída”.

    ESTRUTURAÇÃO DA DEFESA CIVIL – Pedro Volmir de Freitas Noronha, o Kiko (PDT), sugeriu ajustes no nível de entrada e saída da ponte da rua João Antônio Rauber, para gerar menos impacto mecânico nos veículos. Kiko também cobrou uma reforma da Ponte de Ferro, que não é feita no lado de Arroio do Meio há 12 anos. Enquanto morador de área inundável por 24 anos, esteve envolvido ajudando amigos e parentes, e agradeceu a ajuda de voluntários, que englobou diversos setores da sociedade, Poder Público e entidades religiosas. Sugeriu a aquisição de lanchas e treinamento de condutores para salvamentos na correnteza. “Eu ajudei a socorrer pessoas com minha lancha, e passei medo. Bombeiros com experiência sofreram acidentes. Além da correnteza há uma série de obstáculos como a rede elétrica. Graças a Deus as perdas só foram materiais e estruturais. São as vidas que importam. O resto se recupera”.

    Em comentário aparte, Roque Haas sugeriu o treinamento de moradores das áreas atingidas que conhecem as características das inundações. Kiko observou que não havia barcos suficientes para todas as pontas, e que eventuais demoras podem ser trágicas.

    INFORMAÇÕES PARA CONTRAPARTIDA – José Elton Lorscheiter (PP), o Pantera, também agradeceu aos voluntários que colocaram a vida em risco para ajudar as pessoas e envio de donativos, inclusive de outros municípios. “É um conforto mínimo para as famílias voltarem à rotina. Infelizmente a situação é dramática”.

    A respeito do pedido de informações, sobre o valor exato da contribuição de melhoria em diversas vias, que teve prazo de resposta prorrogado, observou que a informação é fundamental para organização orçamentária das famílias. Pantera também cobrou a sinalização nestas vias e instalação de quebra-molas na avenida Carlos Suhre que, à noite, vira uma pista de corrida.

    MONITORAMENTO E INTERVENÇÕES NA BACIA HÍDRICA – Rodrigo Kreutz (MDB) falou do sentimento de ser pai em um momento negativo para sociedade local. “Em meio a muita coisa ruim. Uma coisa boa. Meu filho Anthony nasceu no dia mais frio do ano”. Sobre a enchente, a pior que esta geração viu, detalhou perdas nos bairros mais atingidos e agricultura. “Atuo como operador de máquinas da prefeitura há 14 anos e posso dizer que cada enchente é diferente. Esta gerou mais prejuízos em casas nunca atingidas e para quem alocou os bens no segundo piso, contando que não atingisse essa proporção. Foram quatro dias para retirada de centenas de cargas de entulhos e de mudanças.

    Kreutz também observou a necessidade de retirar as famílias do Navegantes antes da elevação do valão e em determinados pontos dos bairros São José e Aimoré. Cobrou melhorias no monitoramento da bacia Taquari-Antas e afluentes, como o Forqueta, além da necessidade de desassoreamento. “A melhor coisa que aconteceu, no meio de operações de risco envolvendo bombeiros, voluntários e vítimas, foi o fato de não ocorrerem mortes. Um milagre”.

    Rodrigo também falou do cadastramento feito pelo Cras, georeferenciamento das famílias com dados detalhados, para otimizar a ajuda e superação da crise, lamentando a existência de mal-intencionados. “Doações estão vindo de todos os lados. Uns têm condições de ajudar mais, outros menos”. O vereador ainda destacou o empenho dos servidores em ajudar a comunidade.

    SOCIEDADE ALTRUÍSTA – Marcelo Luís Schneider (MDB), destacou o empenho do Poder Público e Câmara de Vereadores, em ajudar as pessoas, bem como da Corsan e RGE em restabelecer o abastecimento de água e energia elétrica. “A refeição foi fundamental para dar suporte a quem perdeu alimentos ou não tinha como prepará-los, assim como os produtos de limpeza e água potável. A cada três meses, as dificuldades parecem aumentar”, observa. Schneider agradeceu aos voluntários locais e de outras regiões, e da transição de uma sociedade egoísta para altruísta. “Os agasalhos, donativos e móveis são fundamentais para o mínimo de aconchego para o retorno às casas e superar o momento”. Sobre a aquisição de equipamentos e treinamentos para Defesa Civil, destacou a necessidade de estudo e possibilidade de busca de emendas parlamentares.

    RESPOSTAS DA NATUREZA – Adiles Meyer (MDB) observou que os desastres ambientais nada mais são que um reflexo da natureza que é transformada pelo ser humano. “Toda ação gera uma reação. Quando quase nos adaptamos, surgem surpresas, muitas vezes inimagináveis. Num momento de destruição, a solidariedade estampada nas pessoas, empresas e entidades. Cuidar das pessoas é fundamental”. A emedebista também destacou o recolhimento de entulhos e bens das famílias, destruídos pelas cheias, e agradeceu todas as pessoas mobilizadas no apoio, especialmente os servidores públicos, que atuaram de forma incansável nas madrugadas, elogiando a condução e gerenciamento do Poder Executivo.

    Kiko Noronha detalhou como foi ajudar a socorrer vítimas com sua lancha durante a enchente
    Maria Helena Matte sentiu na pele o drama de ter a casa atingida pela enchente e solidarizou-se com demais vítimas e voluntários
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Vereadores aprovam campanha para aumento de arrecadação no comércio

    3 de setembro de 2021

    Câmara de Vereadores de Arroio do Meio

    27 de agosto de 2021

    Executivo propõe que Câmara de Vereadores busque outra sede

    27 de agosto de 2021

    Helena Matte propõe discussão entre Ongs e Poder Público para aprimorar proteção aos animais

    20 de agosto de 2021
    Não perca

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    O município de Marques de Souza foi destaque regional no Índice de Desenvolvimento Sustentável das…

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    Caminhada das Sombrinhas e Noite Rosa mobilizam comunidade pela prevenção ao câncer de mama

    10 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    Caminhada das Sombrinhas e Noite Rosa mobilizam comunidade pela prevenção ao câncer de mama

    10 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.