NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
      Recent

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Responsabilizar as empresas de energia
    Isoldi Bruxel - Apartes

    Responsabilizar as empresas de energia

    adminBy admin28 de maio de 2021Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    O deputado Heitor Schuch (PSB/RS) apresentou projeto de lei determinando que as empresas de distribuição de energia elétrica sejam responsabilizadas por prejuízos à produção agropecuária ocasionados por falta de energia, em razão da precariedade da infraestrutura das redes. Segundo o parlamentar, as condições das redes de fornecimento de energia no meio rural onde atuam empresas públicas, ou que foram privatizadas, são precárias, sem manutenção adequada, e geram falta de eletricidade de forma frequente em inúmeras propriedades rurais. Para Schuch, as empresas públicas/privadas deveriam seguir o exemplo das cooperativas de eletrificação do Rio Grande do Sul, que possuem excelente infraestrutura de distribuição.

    A proposta obriga multa e ressarcimento ao consumidor no caso de perdas financeiras provocadas também pelo fornecimento com potência abaixo da quantidade contratada pelo usuário e pela demora no reestabelecimento dos serviços em prazo superior a 12h, quando não houver fornecimento em razão de fatores climáticos. A indenização será calculada sobre o valor do dano acrescido de mais 10%.

    “No RS, especialmente nas áreas rurais, as redes de eletrificação estão em situação precária, sem manutenção e revisão de potência no fornecimento. O que vem ocasionando prejuízos a diversos órgãos produtivos, principalmente para a agricultura familiar, que não tem condições de cobrir os danos provocados pela falta de energia fruto do descaso”, critica, citando como exemplo inúmeros postes de madeira que estão em fase final de deterioração, fios e transformadores danificados e vegetação em contato com as redes, gerando fragilidade e insegurança aos serviços e podendo ocasionar risco à vida da população.


    Eleições 2022 e obras

    O ex-prefeito Sidnei Eckert (MDB) (C) que atua como assessor parlamentar do deputado federal Alceu Moreira, um dos nomes cotados para ser candidato a governador pelo partido, está continuamente visitando municípios da região para elencar necessidades dos municípios e conversar com a base eleitoral. Neste sentido, esta semana esteve em audiência com o secretário dos Transportes Juvir Costella (D) e o Luciano Faustino, diretor do DAER (E), reforçando a necessidade do Estado atender as demandas de asfalto, entre os municípios de Arroio do Meio e Capitão pelo Vale do Arroio Grande e Forqueta a Travesseiro.

    Vale lembrar que são promessas de décadas. A ligação a Travesseiro, pelo menos 30 anos e a Capitão, uns 50. Entretanto, o ex-prefeito disse que o governador Eduardo Leite, deverá anunciar um plano de Obras para 2021 e 2022. Vamos ver.


    Bajular?

    Na semana passada, a senadora Kátia Abreu se pronunciou durante a CPI, inquirindo o ex-ministro Eduardo Pazzuello, e sugeriu que, se fosse ela a negociar, iria bajular os chineses. “Deitaria no chão se fosse preciso para ter a vacina”. Não resta a menor dúvida de que a compra das vacinas é e foi fundamental, exigindo muita responsabilidade, especialmente em relação à sua segurança, lembrando que, se falou muito mal do tratamento precoce, enquanto a seguridade e amplitude das vacinas foi menos questionada. Dá impressão de que esta senadora confunde o que é negociar com maturidade, sem ser subserviente. Aliás, devemos estar atentos a isto.


    Relação comercial

    A China e Brasil são grandes parceiros comerciais. Vendemos para a China principalmente commodities, (são todas as matérias-primas essenciais que possuem baixo nível de industrialização. Entre os principais produtos que exportamos para a China estão, soja, óleos brutos, minérios de ferro, celulose, carne bovina, carne de frango, algodão…). Importamos uma infinidade de manufaturados, que incluem centenas de utensílios de consumo, como aparelhos elétricos, eletrônicos, artesanato, equipamentos de beleza, para casa, decoração e construção. Importamos têxteis, roupas, calçados e bolsas. Também importamos entre outros, aparelhos e peças para motores, plataformas de perfuração, dragas, circuitos impressos, peças para telefonia…

    No caso das vacinas, é claro que somos dependentes de outros países, mas isto não significa que devemos, aceitar qualquer negociação.

    Muitos parlamentares que estão ocupando cadeiras no Congresso ou no STF, atuam no discurso a favor da democracia, mas na prática violam os direitos constitucionais e estão pouco ligando para o bem geral da população e futuro do Brasil, num período tão delicado que estamos passando e que terá repercussões mundiais por muito tempo. Ou alguém duvida?

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Depois do sucesso da Imove, foco nos desafios diários

    17 de outubro de 2025

    De hoje até domingo Arroio do Meio te espera na IMOVE

    10 de outubro de 2025

    Há poucos dias da Imove

    3 de outubro de 2025

    Lula na ONU

    26 de setembro de 2025
    Não perca

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    As lideranças comunitárias e representantes de entidades de Arroio do Meio serão homenageadas nessa segunda-feira,…

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.