NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025
      Recent

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025

      Alana Rohr é campeã estadual de ginástica de trampolim

      7 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Outubro Rosa: movimento que alerta para câncer de mama e ações de prevenção
    Sem categoria

    Outubro Rosa: movimento que alerta para câncer de mama e ações de prevenção

    O Alto TaquariBy O Alto Taquari13 de outubro de 2023Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    O mês de Outubro traz uma bandeira conhecida e importante quando o assunto é a saúde: prevenção ao câncer de mama. O Outubro Rosa é um movimento celebrado no mundo todo, desde os anos 90, e é marcado por ações, passeatas e palestras que chamam atenção aos cuidados.

    Em Arroio do Meio, a Liga Feminina de Combate ao Câncer vai entregar lacinhos rosa, símbolo da campanha, na manhã de sábado na Unidade de Saúde do Centro, quando ocorre o Dia D de Multivacinação. A tesoureira da Liga, Maria Inês Bruxel, e a presidente, Marli Gasparoto Nos, destacam que ações de prevenção são importantes para descobrir de forma precoce a doença.

    “Precisamos lembrar que o câncer de mama também afeta os homens e não, apenas, as mulheres. Tem a mamografia e o autoexame onde é possível detectar o câncer pelo toque e na fase inicial. Hoje, também temos o avanço da Medicina e recursos para tratar e curar a doença de forma mais efetiva”, observa Maria. Pessoas com histórico de doença na família e com mais de 40 anos precisam fazer a mamografia com mais frequência de acordo com orientação médica.

    O papel da Liga vai além de auxiliar com suplementos e encaminhamentos de exames. Conforme Maria e Marli, os pacientes são ouvidos, por isso, a atenção é fundamental. “Somos também as psicólogas daqueles que chegam aqui. As pessoas, muitas vezes, não têm a liberdade de dizer como se sentem e de desabafar. Então, ajudamos dessa forma também.”

    Experiência e cura

    Marli passou pela cura do câncer e conversa com os pacientes para levar força, fé e determinação. Em agosto do ano passado, ela recebeu o diagnóstico da doença no intestino. A rotina mudou com muitas consultas médicas, cuidados e sessões de quimio e radioterapia. Neste ano, em julho, fez a cirurgia.

    “Foi um baque, mas tive que enfrentar. Hoje, por experiência própria dou o relato para as pacientes e ajudo, é mais fácil falar depois de tudo que passei. Incentivo a seguir, a lutar, a ter pensamento positivo, a persistir e a não desistir. É preciso ir até o fim por mais difícil que seja. Não pensar na morte é fundamental, pois há a cura para muitas pessoas. Coisas mudaram na minha vida depois disso, não me incomodo mais por qualquer coisa.”

    A Liga

    A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Arroio do Meio atende pacientes com os diversos tipos da doença. O grupo auxilia com medicamentos, suplementos, exames, perucas, alimentos, próteses, entre outros. Atualmente, há cerca de 70 pessoas cadastradas. Na entidade, entre os casos atendidos em maior número estão o câncer de intestino, garganta, próstata e mama.

    Exames de Mamografia

    A mamografia está associada à campanha do Outubro Rosa pelo fato da prevenção ser sobre o câncer de mama. Em Arroio do Meio, o exame era realizado no Hospital São José. No entanto, o comitê gestor da casa de saúde informou para a Secretaria Municipal de Saúde, Governo do Estado e outros municípios, em abril deste ano, a descontinuidade do serviço de mamografias a partir de setembro de 2023. Isso ocorreu, pois o equipamento utilizado não possui mais peças de reposição disponíveis no mercado. Portanto, desde o mês passado, as pacientes de Arroio do Meio são encaminhadas para o Hospital Santa Terezinha em Encantado para fazer o exame.

    O secretário municipal da Saúde, Gustavo Kasper, diz que a definição do encaminhamento para o município vizinho veio da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. O transporte gratuito para as pacientes é ofertado pela pasta de Arroio do Meio. “Para fazer o exame de rotina, é preciso encaminhamento médico, ou seja, a paciente precisa passar pela consulta pelo Sistema Único de Saúde.” Kasper lembra que 61 exames são disponibilizados ao mês pelo Estado, além de cota extra, e 30 pelo município por meio do Concisa. A fila de espera está em torno de 200.

    “Tentamos postergar a decisão da não realização do exame aqui, mas sem peças de reposição não teria condições de uso. Estamos em busca de prestador de serviço que tenha interesse em se instalar em Arroio do Meio para que possamos realizar o exame aqui.”

    O Alto Taquari

    Postagens Relacionadas

    Vale do Taquari decide prioridades por meio da Consulta Popular 2025

    1 de outubro de 2025

    Viver com Alzheimer: um desafio diário para quem ama e para quem cuida

    13 de setembro de 2025

    ‘Palavras em Movimento’: XXXII Feira do Livro celebra resiliência e esperança

    31 de agosto de 2025

    AS AGRURAS DE AGOSTO

    30 de agosto de 2025
    Não perca

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Quando deixou para trás Forquetinha, em 2009, e encontrou trabalho em Arroio do Meio, Ana…

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.