O Ministério da Saúde e Governo do Estado anunciou nova estratégias para a vacinação do coronavírus em 2024. O objetivo é priorizar a imunização para pessoas mais propícias aos casos e graves e morte. A mudança foi anunciada nesta semana. O secretário da Saúde de Arroio do Meio, Gustavo Kasper, explica como será a imunização com a mudança. A vacina será introduzida como rotina para crianças de 6 meses a menos de 5 anos. Já para o público prioritário de idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas poderão fazer reforço a cada seis meses com a Bivalente.
“Essas mudanças são importantes e bem vistas pela secretaria de saúde. Foram implementadas nesse público pois, apresentam maior incidência e mortalidade da SRAG por Covid. Devemos seguir com a imunização contra Covid, pois observa-se uma redução da proteção imunológica alguns meses após a vacinação”, destaca Jasper.
Em relação às mudanças para o município, Kasper ressalta que a divulgação será feita nos próximos dias. No entanto, já há vacinas disponíveis na UBS Central que, por enquanto, serão aplicadas somente nesta unidade no horário das 7h até 12h30min e das 13h30min até 16h. “Também faremos a divulgação nas escolas juntamente com a secretaria de educação no início do ano letivo, para informar os pais e responsáveis da importância da vacinação.” No momento em que as alterações forem concretizadas nas unidades de saúde, os pacientes e responsáveis serão orientados pelos profissionais de saúde sobre como será a rotina de vacinação.
Segundo a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, explica porque a medida visa atender à parcela da população que está mais sujeita ao desenvolvimento de casos graves e óbitos. “Pela idade e por outras condições de imunidade, essas pessoas têm uma perda dos anticorpos produzidos pela vacinação mais rápida do que nas demais pessoas, por isso a necessidade de novas doses”, explica.
Tani aponta ainda que isso também é observado ao analisar o perfil mais recente das mortes pela covid-19. “Em dezembro de 2023, por exemplo, tivemos 54 óbitos pelo coronavírus no Estado. Desses, 38 (ou 70%) foi da população idosa”, relata.
SAIBA MAIS
Números
Kasper ainda divulgou dados da vacinação do coronavírus em Arroio do Meio desde o começo da aplicação em 2021 até o dia 19 de janeiro de 2024. A vacina teve 50.131 mil doses aplicadas. Desse total, estão com a primeira dose 18.586 mil pessoas, com a segunda; 17.704 e com a terceira 24. A dose de reforço foi aplicada em 9.566. A primeira dose de reforço teve 63 pessoas; a segunda, 2.974 e a terceira 27. Dose adicional de 573 e única de 614. Nos últimos seis meses foram aplicadas 180 doses de bivalente e 70 de monovalente. Esses números são considerados baixos pela pasta municipal de saúde.
Foto: Pexels


