NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Resquícios da pandemia na escola
    Colunas

    Resquícios da pandemia na escola

    O Alto TaquariBy O Alto Taquari7 de junho de 2024Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Ouço, sinto, percebo, leio e observo que as dificuldades de aprendizagem estão vindo agora apenas, pós anos de pandemia. E se dão, especialmente, nas séries finais do ensino fundamental. Essa triste realidade, vai virar uma “bola de neve” que reverberá no Ensino Médio. E não estamos nos dando conta disso!

    Estudos apontam que o atraso é de dois anos e estamos não mais falando só de lacunas de aprendizagem na alfabetização, como com alunos de 10 a 12 anos. Tratam-se de discentes de 6º a 9º anos.

    Precisaríamos ter alfabetizadores com seu jeito especial nessas séries finais, pis o gosto da leitura é uma das chaves para virar essa história. As aulas precisam atrair o gosto pela leitura, escrita, comunicação, gosto pela pesquisa e socialização. Precisamos é atrair esse aluno para a sala de aula, na verdade, digo, esse adolescente, pois o “lá fora” e as lacunas da pandemia estão fazendo-os evadirem.

    Das séries iniciais em diante, começam as disciplinas, e muitas vezes, essa “quebra” de não ter mais um professor referência faz os alunos ficarem um pouco perdidos. Nesse sentido, que entra a compreensão dos professores e o tratamento ainda de coisas simples que só os alfabetizadores fazem, como a contação de histórias.

    Há estudos que mostram alunos de sexto ano, com lacunas de leitura, e a defasagem então, só aumento de série e idade. Então a confusão começa: ensinar o conteúdo que está prescrito ou dar atenção a tudo que foi deixado para trás e a magia do aprender e e pesquisar.

    Minha humilde opinião sempre foi a de que devemos resgatar o gosto pela leitura e escrita, pois são competências básicas para todos os conteúdos e disciplinas.  E isso não cabe só a disciplina de Português, mas há professores que entendem que algo é preciso ser feito e a escola precisa voltar a ser um lugar atrativo e que não só a tecnologia tem sentido; ela é apenas ferramenta para ajudar no ensino-aprendizagem.

    A tecnologia quando mal usada ou em demasia aprisiona o adolescente e vicia, como por exemplo, o celular. A tal ponto que a aula não interessa mais ou não chama a atenção e então as lacunas de aprendizagem aparecem. É preciso urgentemente, unir as ferramentas tecnológicas com práticas de leituras, de dinâmicas, de uso de materiais concretos para resgatar esse aluno ao ambiente escolar e de aprendizagem alicerçada na pesquisa, na resolução de problemas, na construção do pensamento. Não dá mais só para ficar nas redes sociais e escrevendo e falando de qualquer jeito, pois os resultados já estão ai: faltando pessoas qualificadas para o mercado de trabalho e seres pensantes.

    Temo pelos alunos que não querem mais falar em público, que escrevem só por gírias, que não querem ir à escola, que não querem estudar e fazer as tarefas escolares, que não respeitam professores, que não querem raciocinar. A pandemia nos deixou esse legado e algo é preciso ser feito. Não é preciso apontar culpados e, sim, agir. Todos estamos no mesmo “barco” e para “remar” no sentido da melhora bons projetos têm que ser feitos e já estão por isso nos unir a eles: li muitos a respeito de leitura, de escrita, de produção de audiovisuais; isso mais na minha área. Creio também, numa escola em tempo integral, para sanar ou minimizar essas dificuldades de aprendizagem, com aulas de recuperação e oficinas que envolvam muitas competências. Conseguiremos “virar essa página”, se a educação for prioridade e sair do papel, ainda mais agora.

    O Alto Taquari

    Postagens Relacionadas

    Coordenadora do Meio Ambiente alerta para aterros e desmatamentos irregulares

    14 de novembro de 2025

    Progressão parcial e sua desmistificação

    14 de novembro de 2025

    OS DOIS LADOS DA VIDA

    14 de novembro de 2025

    Definições do novo Plano Diretor, na reta final

    14 de novembro de 2025
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.