Na noite de quarta-feira, dia 13, ocorreu na Casa do Museu a abertura da exposição ‘COMAM: meio século de canto coral’. A mostra reúne, entre outras peças, alguns dos figurinos utilizados nas apresentações, partituras de músicas executadas ao longo dos anos, fotografias e recortes de jornais que tiveram o coral como pauta. Além deste material será possível visualizar cópias de fragmentos do primeiro regimento interno daquele coletivo.
A solenidade contou com a presença do prefeito Sidnei Eckert, da vice-prefeita Andrea Barth, do coordenador do Núcleo de Cultura do município, Paulo Haas, do presidente do Núcleo Municipal de Cultura, Nairo Link, integrantes do Coral Municipal de Arroio do Meio (COMAM) e comunidade em geral.
Além dos pronunciamentos das autoridades, uma fala aguardada por todos foi de um dos primeiros integrantes do coral, Genésio Rockenbach, que se emocionou e fez um resgate histórico do grupo e das apresentações. “Me faltam palavras. Me emociono toda vez que me lembro de tudo que já foi feito nestes 50 anos e o que ainda mais iremos fazer. Somos uma família e tenho muito orgulho de estar junto com o COMAM”, destaca.
O grupo vocal foi fundado em 13 de agosto de 1975. Conforme as notícias publicadas por ocasião da fundação do COMAM, a ideia de um coral municipal tomou corpo no primeiro semestre de 1975. A base para isso veio de corais que existiam nas igrejas luteranas, católica e no Seminário Sagrado Coração de Jesus. Estas condições precedentes fizeram com que a primeira apresentação, já com plateia repleta, ocorresse poucos meses após a fundação.
A exposição fica disponível para visitação até o fim de setembro na Sala de Exposições do Museu Público Municipal – Casa do Museu das 8h às 11h45min e das 13h às 16h45min. Grupos e escolas podem agendar visitas guiadas pelo 3716-1166 ramal 2073 ou pelo e-mail: museu@arroiodomeiors.com.br. A Casa do Museu está localizada na esquina das ruas Monsenhor Jacob Seger e Visconde do Rio Branco, no Centro.