Lourenço e Clementina Matuella Casotti moravam em Caçador, atual Nova Bréscia, então distrito de Arroio do Meio e tiveram 11 filhos: Brandina, Libanor, Alcides, Armelindo, Aquilino, Valmor, Jair, Olinda, Clari, Cladir e Nair. Alguns destes filhos, já a partir da década de 1960, passaram a residir em Arroio do Meio e empreender em diferentes atividades, reconhecendo oportunidades, onde quer que elas estivessem, principalmente na área de transportes, construção com olarias.
Entre os filhos, Alcides Casotti (já falecido) era caminhoneiro, casou-se com Maria Battisti, também descendente de italianos, que morava em Coqueiro Baixo. Quando casaram em 2 de setembro de 1961, ela veio com a mudança morar em Arroio do Meio, seguindo o marido que morava provisoriamente no município, há cerca de dois anos em função do trabalho de motorista para o Frigorífico Ardomé. A viúva Maria falando com a Neusa Alberton Bersch relatou que no começo da vida, teve que enfrentar algumas dificuldades, mas que foram sendo superadas. “Eu não tinha estudo, não falava em alemão e a maioria das famílias eram de descendência alemã, quando chegamos. Naquela época não tinha trabalho para as mulheres, e com o marido viajando, sem creche como hoje, o jeito era fazer e manter as amizades com as amigas, muitas delas, parentes. A gente se ajudava bastante, mas se divertia e tomava mate. Dá muitas saudades deste tempo. Na medida que os filhos iam crescendo frequentavam escola, tinham amigos, amigas. Minhas filhas Sandra, 63 anos, que reside em Estrela e a Mara que residiu em Venâncio Aires, tinham muitas amigas…” Ela lembra com nostalgia e saudades eternas da filha Mara que acabou falecendo aos 50 anos.
A viúva Maria tem atualmente 85 anos. Foi casada por 60 anos com Alcides que faleceu em outubro de 2022, aos 84 anos. Ela recorda que o sogro Lourenço e sogra Clementina também vieram morar em Arroio do Meio, tanto que no bairro Navegantes (abandonado e devastado) tem uma rua com seu nome. Entre as recordações recentes, relata que o que a impressionou em Arroio do Meio foi a grande enchente de 2024, que invadiu entre tantas casas de amigos, parentes e conhecidos, a bela residência na esquina da Gustavo Wienandts construída em 1975. Antes moravam na Maurício Cardoso em casa própria e em casa alugada quando fixaram residência em Arroio do Meio. Depois que a ampla e moderna casa com estilo arquitetônico diferenciado foi atingida pelas águas, o que nunca tinha ocorrido até então, ela precisou morar em um apartamento. O prédio na esquina da casa do Dr. Claudio Grehs e em frente à Secretaria da Agricultura foi recentemente reformado, mantendo a arquitetura original e atualmente cede seus espaços para a Alma Odontologia de propriedade da Larissa Basso.
Três casamentos em família
Maria casou-se com Alcides. Sua irmã Ortemila casou-se com Libanor, que era irmão de Alcides. Arcário, também irmão, casou-se com Nair, que era irmã de Alcides.



