Depois de quatro anos à frente da Acisam – Associação Comercial e Industrial de Arroio do Meio, Adelar Steffler passou ontem à noite, a presidência da entidade para Juliana Vasconcelos. A nova diretoria foi eleita por aclamação e empossada de forma solene depois de uma assembleia com prestação de contas, relatório da gestão do Conselho de Administração do exercício de 2025 e apresentação do balanço patrimonial.
Juliana tem 42 anos, vinha contribuindo de forma significativa na entidade desde o começo da gestão de Steffler e ao assumir a ACISAM para os próximos dois anos destacou que conta com uma diretoria colaborativa, que preza o associativismo. Juliana é neta de Jorge e Dirce Vasconcelos, precursores do Escritório Vasconcelos, que é associado à entidade há 68 anos, portanto, uma ligação histórica com a entidade. “Ninguém faz nada sozinho. Como presidente, meu compromisso será promover um ambiente inclusivo na ACISAM, onde tanto homens quanto mulheres possam contribuir, inovar e prosperar juntos. Acreditamos que a diversidade de ideias e a experiência é a chave para o sucesso sustentável e que, ao trabalharmos lado a lado, podemos levar a entidade a novos patamares.” Em seu discurso, Juliana falou da alegria e gratidão em assumir a entidade, sendo a primeira mulher a assumir a posição na entidade em 86 anos, que serão completados neste 31 de janeiro.
“Ao olhar para as mais de oito décadas de trajetória da ACISAM, e pela história pessoal que tenho com a casa, como alguém que cresceu correndo pelos corredores da antiga construção, sinto uma profunda responsabilidade em honrar o legado de todos aqueles que contribuíram para o nosso desenvolvimento, inclusive membros da minha família, meus saudosos avós Jorge e Dirce Vasconcelos, que deixam saudades e muita inspiração. A história da nossa entidade é marcada por conquistas extraordinárias, como a vinda e permanência de grandes empresas na cidade, desafios superados, como a reconstrução logística do Vale junto à CIC VT, o apoio ao Grupo Front no projeto Casa Solidária, que construiu 52 casas na cidade de Arroio do Meio, e o Projeto Conexões, que trouxe auxílio intelectual e material para 124 empresários arroio-meenses naquele momento. Sem falar no movimento empreendedor feminino, o Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Arroio do Meio, do qual me orgulho de ser uma das fundadoras. Hoje, somos um dos maiores grupos que impulsionam e alavancam o empreendedorismo feminino no Vale do Taquari. Através do trabalho e do engajamento, ganhamos espaço e, hoje, ao lado dos colegas da casa, vamos dar continuidade a este trabalho, que visa uma sociedade digna para cidadãos dignos.
Neste momento tão significativo, gostaria de refletir sobre a importância do equilíbrio entre as forças masculinas e femininas em nossa jornada. Vivemos em uma sociedade onde as energias masculinas e femininas são igualmente essenciais para o nosso crescimento e desenvolvimento. Cada uma delas traz perspectivas, habilidades e valores únicos que, quando combinados, criam um ambiente mais rico e inovador.
As forças masculinas frequentemente representam a assertividade, a determinação e a coragem de enfrentar desafios. Por outro lado, as forças femininas trazem empatia, sensibilidade e uma habilidade inata para a colaboração e o cuidado. É na união dessas energias que encontramos o verdadeiro poder da transformação”.
Depois da solenidade associados e convidados confraternizaram com um jantar no salão de festas da entidade.



