De acordo com a nutricionista Carla Holz, o arroz integral é fonte de muitos benefícios, que vão do controle do diabetes à redução da gordura abdominal e das disfunções intestinais, protegendo o sistema nervoso e auxiliando nas contrações musculares, o arroz integral é um alimento muito saudável, cujos benefícios vão muito além daquilo que nossos olhos vêm – a fina casca que o diferencia do arroz branco.
Sua ingestão favorece a atividade cardíaca, afirma Carla, que explica: “células gordurosas mais murchas significam menos inflamação nas artérias e, claro, menos trabalho para fazer o sangue circular. Sem contar que, nos últimos anos, a ciência provou que a distribuição da gordura no corpo é importante para determinar o risco cardiovascular, e existe ainda a maior probabilidade de aparecimento de tumores, como o de mama.”
A película, que reveste os grãos do arroz integral, é rica em hidratos de carbono, óleos, proteínas, vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicótico, ácido pantotênico, pró-vitaminas C, E, e minerais em grande quantidade. Por isso, quando ela é retirada grande parte maioria destes nutrientes se perde.
Arroz integral com castanhas
Ingredientes: 3 colheres (sopa) de castanha de caju, 1 xícara (chá) de arroz integral, água quente (para o arroz), 1 colher (sopa) de óleo de soja, 1 dente de alho picado, ½ cebola picada, sal, salsinha picada a gosto.
Preparo: refogue o alho e a cebola no óleo. Acrescente o arroz e deixe fritar por alguns minutos. Junte a água e deixe cozinhar. No final do cozimento, tempere com sal, salsinha e junte as castanhas.