Buscando o mesmo reconhecimento como destino turístico exótico que já consagrou Bali, na Indonésia, e Pucket, na Tailândia, o Vietnã está se especializando em turismo de aventura. O país, que até pouco tempo atrás era conhecido somente pela guerra, está investindo em turismo e espera atrair cerca de quatro milhões de turistas por ano.
Dentre os atrativos mais conhecidos está a Baía de Halong, que em português significa “aonde o dragão entra no oceano”. O nome surgiu através de uma lenda, na qual um dragão teria descido das montanhas para o mar e por onde passava sua cauda ia abrindo pequenas crateras, que mais tarde encheram-se de água, deixando apenas pequenos pedaços de terra à vista.
Situada na região norte do Vietnã, e distante cerca de 170 km da capital Hanói, a Baía foi declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em 1993. Formada por um conjunto de mais de três mil ilhotas de calcário, podemos encontrar um grande número de praias, grutas, cavernas e aldeias de pescadores. As ilhas ocupam uma área de 1500 km2, que se estendem próximo ao sul da China. A maioria das ilhas não é habitada, o que permite a preservação da fauna e da flora. A beleza do lugar é exuberante e chama a atenção pelo azul das águas, verde da vegetação e colorido das centenas de barcos. Sua beleza chamou a atenção de Hollywood e serviu de cenário para o filme “007 – O Amanhã Nunca Morre”.
A melhor forma de conhecer o lugar é através de passeios de barcos típicos, feitos de junco. São cerca de 900 barcos cadastrados para fazer o passeio e alguns oferecem quartos, possibilitando que o turista durma em meio às ilhas e aprecie o fantástico nascer e pôr do sol.
Os pacotes para as ilhas incluem traslado da capital até a Baía, pernoite nos barcos e passeio de canoa em meio às milhares de ilhas. É possível ir por conta própria até Halong, de carro ou ônibus. A viagem é longa, com duração de aproximadamente três horas, em virtude da pista única e do trânsito caótico, com mistura de carros, caminhões, motos e bicicletas.
O Vietnã está localizado no sudeste da Ásia, cerca de 18 mil km do Brasil. Uma passagem aérea (ida e volta) de Porto Alegre para Hanói sai em média R$ 5.500,00. Para que a sua viagem seja tranquila, converse com as nossas agências de viagem e prepare um pacote sob medida para você.