A indenização para quem se desfizer de uma arma será em dinheiro e pode variar de R$ 100 a R$ 300. Após obter um requerimento de indenização o prazo para a entrega do valor será pago em até 30 dias. A pessoa que entregar o objeto terá sua identidade preservada. Quem possui arma de fogo sem registro ou com registro estadual (não expedido pela Polícia Federal) é obrigado a entregar sua arma na Campanha Nacional do Desarmamento.
O tenente Scherer explica que os cidadãos de Arroio do Meio e dos outros municípios da jurisdição policial, Capitão, Marques de Souza, Pouso novo, Progresso e Travesseiro que quiserem entregar as suas armas, precisam levá-la a Arroio do Meio, respeitando os seguintes procedimentos:
– Primeiro deve ser retirada uma Guia de Trânsito específica para entrega de arma de fogo. A guia pode ser retirada e preenchida pessoalmente em uma das unidades da BM dos municípios da jurisdição policial, para posterior transporte ao quartel da BM de Arroio do Meio localizado na rua Maurício Cardoso, Centro. Scherer alerta que a retirada desse documento para o transporte da arma aos postos de recolhimento evita que o cidadão possa ser enquadrado no crime de porte ilegal de arma de fogo.
– E por último deve comparecer à unidade da BM de Arroio do Meio, com os documentos citados acima e com a arma de fogo sem munições e embalada de maneira que não possa ser usada prontamente. Os cidadãos de Coqueiro Baixo e Nova Bréscia devem levar suas armas ao Posto de Recolhimento de Encantado. Outras informações podem ser conferidas no site da Campanha Nacional do Desarmamento 2011- www.entreguesuaarma.gov.br. As armas recolhidas serão encaminhadas ao Comando Regional da BM em Lajeado e posteriormente para Polícia Federal em Porto Alegre.