Entre os destinos “obrigatórios” está a Península Valdez, ligada ao continente através de uma estreita faixa de terra, com aproximadamente 35 quilômetros de extensão. Na região central da península, há uma depressão que chega a 42 quilômetros abaixo do nível do mar. A península é considerada um grande zoológico que serve de refúgio para o acasalamento de pinguins, lobos-do-mar, elefantes-marinhos e baleias francas, geralmente entre os meses de junho e novembro. O Parque Torres Del Paine, considerado um dos parques mais bonitos do mundo, possui 242 mil hectares e é reconhecido pela Unesco como Reserva da Bioafera. O parque abriga um dos ecossistemas mais importantes do mundo além de lagos, montanhas, rios, cachoeiras e bosques milenares.
A cidade argentina Ushuaia, localizada na Terra do Fogo, é considerada a cidade mais austral (ao sul) do planeta, por isto conhecida como fim do mundo. Possui mais de 60 mil habitantes e destaca-se pela beleza de suas paisagens, uma fabulosa costa marítima, montanhas nevadas e densos bosques. Vale a pena fazer o passeio de trem do fim do mundo. Partindo de barco de Ushuaia, é possível conhecer o Canal Beagle e contemplar a Ilha dos Pássaros e a Ilha dos Lobos, além do Parque Nacional Terra do Fogo, localizado às margens do Canal, onde é possível conhecer o Museu do Fim do Mundo.
Conheça também a cidade argentina de El Calafate, com aproximadamente 15 mil habitantes A cidade é a base para quem deseja visitar as mais famosas geleiras do mundo, por este motivo é necessário reservar hospedagem com bastante antecedência. A cerca de 80 quilômetros de El Calafate, está localizado o Parque Nacional Los Glaciares, onde encontramos o Glaciar Perito Moreno, uma das poucas geleiras do mundo que são praticamente estáveis, ou seja, mantém o mesmo tamanho sempre. A geleira possui 5 quilômetros de largura e 60 metros de altura, o que lhe confere o título de maior geleira em extensão horizontal do mundo.
Patagônia é entre os meses de outubro e março, quando o frio é mais ameno e os dias mais longos.