Que tal aproveitar os dias quentes e as noites agradáveis para curtir os últimos dias de um dos maiores eventos do Estado? Domingo encerra a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. A 27ª edição do evento ainda promete diversas atrações para quem quer aproveitar os últimos instantes da festa da alegria. Apresentações de danças folclóricas, aulas de língua alemã, culinária típica e jogos germânicos, são algumas das atrações. No sábado à noite ocorre o show nacional com Charlie Brown Jr. no Ginásio Poliesportivo.
Aproveite a ocasião para conhecer um pouco mais desta belíssima cidade, considerada um dos principais núcleos de colonização alemã do Rio Grande do Sul. Um dos primeiros atrativos está localizado junto ao principal trevo de acesso ao município: a Casa do Turista. No local é possível encontrar folders, mapas e lembranças da cidade, produtos típicos e informações sobre os principais pontos turísticos de Santa Cruz do Sul.
Na região central da cidade, está localizada a Catedral São João Batista, um dos maiores atrativos da cidade e considerada uma das maiores igrejas em estilo neogótico da América do Sul. Sua construção teve início em 1928 e foi finalizada apenas em 1977.
A cidade está repleta de parques. Entre eles, destaca-se o Parque da Gruta, distante cerca de 2km do centro, que possui uma área de 17 hectares, equipada com restaurantes, churrasqueiras, lagos artificiais, banheiros, mini-zoológico e teleférico. O Parque Santa Cruz é outro local bastante visitado. Sua área de 12 hectares contempla um anfiteatro para 800 pessoas, onde geralmente são realizados eventos de cunho religioso. No alto dos pedrões de mais de 60 milhões de anos, encontra-se uma cruz, iluminada a noite por neon, o que possibilita a sua visualização de qualquer parte da cidade.
A comunidade santa-cruzense prestou uma grande homenagem aos colonizadores alemães através do Monumento ao Imigrante Alemão, pelo empenho na colonização da cidade. Inaugurado em 1969, o monumento traz o registro da data de criação da colônia, em 1849, e também dos primeiros colonizadores. Em 1994, após uma reforma, o lugar ganhou um chafariz, valorizando ainda mais o grande monumento.
Diversos prédios históricos permanecem preservados e abrigam hoje órgãos públicos e privados. Visite o prédio da atual prefeitura, localizado na Praça da Bandeira; o prédio do Unibanco, construído em estilo eclético em 1904; prédio do Masc – Museus de Artes de Santa Cruz, construído em 1913 para abrigar a Casa Paroquial.
Por ser uma cidade turística, palco de diversos eventos com reconhecimento nacional, Santa Cruz está repleta de restaurantes e bares. Os meios de hospedagem também são em grande número. Informações sobre gastronomia e hotelaria podem ser adquiridos na Casa do Turista, através do telefone 3715- 3991, ou pelo site da prefeitura: www.pmscs.rs.gov.br.
Santa Cruz do Sul fica a cerca de 70 quilômetros de Arroio do Meio. A curta distância permite desfrutar de toda a beleza que a cidade oferece e ainda aproveitar a maior Oktoberfest do Estado.