Se não fosse o fato de no Maranhão chover cerca de 300 vezes mais do que no Saara africano, os Lençóis Maranhenses poderiam ser comparados com um deserto. Localizados nas cidades de Barreirinhas, Humberto de Campos, Santo Amaro e Primeira Cruz, seu maior atrativo é o Parque dos Lençóis, criado em 02 de junho de 1981 e com uma área de 155 mil hectares, formado por diversas dunas, que chegam a 40 metros de altura, lagoas de água doce e 70 quilômetros de praia.
Este belo atrativo natural e raro fenômeno geológico, formado ao longo de milhares de anos pela natureza, proporciona uma passagem única. As imensas lagoas, formadas pelas águas da chuva se espalham por quase toda a área do parque, sendo que algumas oferecem condições de banho.
A cidade de Barreirinhas é considerada a porta de entrada do parque. Existem passeios partindo da cidade, que utilizam veículos apropriados para se chegar até as dunas e lagoas. A sede do parque fica a dois quilômetros da cidade, do outro lado do rio Preguiças, onde é possível chegar de balsa. As lagoas mais conhecidas dos lençóis são as chamadas Lagoa Bonita e Lagoa Azul, que encantam os turistas pela sua beleza e também por oferecer condições de banho.
Além do parque, é possível conhecer diversos outros atrativos. Barreirinhas oferece diversas praias como Ponta do Mangue, Vassouras e Barra do Tatu. É possível chegar a todas elas de barco. Na pequena Vila de Mandacaru, a uma hora de barco de Barreirinhas, visite o farol dos pescadores, localizado a 35 metros de altura e de onde é possível se ter uma visão panorâmica do rio Preguiças, do mar e dos lençóis.
É possível comprar um passeio de monomotor de meia hora, que sobrevoa o parque até o litoral, ou se preferir compre um passeio de barco pelo rio Preguiças, com duração de um dia inteiro, que passa pelos mangues e igarapés. O passeio inclui parada nas dunas, no farol de Mandacaru, almoço em Caburé e pôr-do-sol visto da embarcação.
A cidade de Barreirinhas está localizada a 270 quilômetros da capital São Luis. Existe ônibus diariamente da capital para a pequena cidade. Também é possível alugar um carro ou até comprar uma passagem de monomotor. Uma passagem de avião, ida e volta, Porto Alegre – São Luis, está em média R$ 1.500,00 (preço pesquisado em 24.10.2011).
É possível visitar os Lençóis Maranhenses durante todo o ano, mas prefira os meses de setembro a dezembro, logo após o período de chuvas, quando as lagoas enchem e ficam ainda mais belas. O clima quente do Maranhão e o contato direto com a natureza exige roupas leves e confortáveis e o protetor solar é imprescindível, pois não há sombra em meio às dunas.
Para conhecer as belezas dos Lençóis Maranhenses, procure uma agência de viagem. Existem algumas restrições e cuidados imprescindíveis para a viagem, como, por exemplo, a contratação de guia de turismo credenciado para ingressar do parque.