Chamada de o Coração do Rio Grande, devido a sua localização geográfica, a cidade de Santa Maria, com mais de 260 mil habitantes, é a quinta cidade mais populosa do Estado. Considerada uma cidade universitária por abrigar uma das maiores universidades públicas do Brasil, a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, com mais de 15 mil alunos. O município destaca-se pela preservação de sua arquitetura e conservação de prédios históricos, como o Theatro Treze de Maio, o Clube Caixeiral, o Banco Nacional do Comércio, a Vila Belga, entre outros.
A paisagem de Santa Maria lembra muitas vezes os cenários de filmes, com seus montes imponentes e vales planos que circundam todo o município. Devido ao relevo, a prática do turismo de aventura é bastante comum. Caminhadas de curta e longa distância por trilhas ecológicas; escaladas e rapel em paredões rochosos e pontes; cascade (descida em cascatas utilizando cordas); observação da vida silvestre, utilizando equipamentos especiais com acompanhamento de profissional; paraglaider (tipo de voo livre); balonismo; rafting (descida em rios com botes); e mergulho são algumas das modalidades de turismo-aventura praticado em Santa Maria.
A religião também é responsável pela atração de muitos turistas para a cidade. Destaque para a Basílica Medianeira, local de encontro dos romeiros e pela organização da Romaria de Nossa Senhora Medianeira, que ocorreu neste domingo, dia 13 de novembro; a Catedral Diocesana, que contém pinturas do artista italiano Aldo Locatelli, e a Igreja de Confissão Luterana que possui os sinos vindos da Alemanha. O Roteiro Arte e Religiosidade proporciona ao visitante conhecer as principais igrejas católicas do município, através de um passeio autoguiado.
A Rota Turística e Gastronômica, entre os municípios de Santa Maria e Silveira Martins, é um dos principais atrativos da região central do Estado, proporcionando aos visitantes um passeio inesquecível pelo caminho feito pelos imigrantes que habitaram a Quarta Colônia Imperial de Imigração Italiana. São mais de 45 pontos de visitação, compreendendo restaurantes, propriedades rurais, igrejas, monumentos, cantinas e o Museu do Imigrante. Integra a rota o Caminho da Uva e das Águas, pelas comunidades de Val de Buia e Val Feltrina, que tem como principal objetivo proporcionar um contato com a cultura italiana, através de visitação de propriedades típicas com plantação de uva e venda de produtos coloniais, e com as belezas naturais do local, com cascatas, belvederes e balneários. Uma dica para conhecer os diversos atrativos da cidade de Santa Maria é fazer um passeio pela Linha Turismo, um roteiro com ônibus especial, que percorre aproximadamente 12 quilômetros e tem duração de cerca de 2 horas. O roteiro é realizado todos os sábados, com saída às 15h em frente ao Centro de Informações Turísticas, localizado na Avenida Rio Branco.
Santa Maria está distante cerca de 200 quilômetros de Arroio do Meio. O tempo estimado de viagem é aproximadamente 3 horas. A cidade possui diversos restaurantes e meios de hospedagem. Aproveite um final de semana e visite esta importante cidade do Rio Grande do Sul.