O CTG Querência do Arroio do Meio realiza de hoje a domingo o IX Rodeio Crioulo Estadual. O evento que ocorre no Parque Temático conta com o apoio da Administração Municipal, Sicredi e da Lei de Incentivo a Cultura (LIC), o que permite a sua realização sem a cobrança de ingresso, inclusive para assistir aos shows do Grupo Rodeio e de César Oliveira e Rogério Melo.
Com 28 anos de bailes, shows e eventos, o Grupo Rodeio se apresenta no CTG, hoje à noite, a partir das 22h. Com uma discografia voltada à história o Grupo Rodeio vem multiplicando fãs, amigos e simpatizantes, dando prova que enfatizar e enaltecer o cotidiano, costumes e fatos que marcam a vida simples e por vezes difícil do homem do campo é uma forma de contribuir com a cultura do povo.
Como prova de valor à cultura, aos costumes, povo, história de sua própria terra, Régis Marques compôs o chamamé De tanto pelear, para ostentar o valor da bandeira do Rio Grande frente ao passado, presente e futuro daqueles que enaltecem a qualidade do homem gaúcho.
O grupo traz uma bagagem de cultura e entretenimento em 15 CDs, sendo um CD de ouro (Acús¬tico) e mais um DVD de ouro (Festchê). Uma experiência musical no setor de arranjos, produção e gravação de centenas de discos dos maiores nomes da música gaúcha.
No domingo à tarde, a partir das 17h 30min é a vez da dupla nativista César Oliveira e Rogério Melo subir ao palco. Amigos de muitos anos, criados juntos na cidade de São Gabriel, César Oliveira e Rogério Melo dividem o apreço pela arte e pelo folclore da pampa gaúcha. Honrar, valorizar e celebrar a força desta cultura é o objetivo de ambos.
Juntos desde 2001, os dois são alguns dos artistas mais reconhecidos no cenário cultural do Sul do país. Tem um público cativo e crescente, o que coloca seus discos entre os mais vendidos do Estado. A dupla já gravou nove Cds e três DVDs. Uma característica marcante da discografia de César Oliveira e Rogério Melo é a grande variação rítmica e a preocupação em resgatar expressões artísticas e culturais que estão no ostracismo.
A cada trabalho, o dueto consolida seu prestígio perante a crítica, o mercado e seus admiradores e deixa uma marca indelével na história da música gaúcha. Em 2008, o Brasil também reconheceu o talento de César Oliveira e Rogério Melo agraciando-os com o Prêmio TIM de Música de melhor dupla regional do país.
Além dos shows, o rodeio ainda terá as seguintes atrações: provas de tiro de laço disputadas em 10 categorias, 1ª Taça Sicredi, gineteada com cavalos, tertúlia, apresentações de invernadas artísticas de CTGs da 24ª Região Tradicionalista, entre outras.