O ano começa com novidade no secretariado do prefeito Sidnei Eckert. Depois de ter trabalhado por seis anos na secretaria da Indústria e Comércio de Arroio do Meio, desde a administração Danilo e promovida à secretária no governo atual, Jaqueline Kuhn,30 anos, deixa a pasta no dia 15 de janeiro para assumir função na Aimoré Couros. A sua saída deverá ter um impacto bem grande pela atuação que a secretária, apesar de jovem e primeira mulher no cargo, teve no governo municipal. À frente de vários projetos com participação e envolvimento da vinda de novos investimentos e diversificação da economia, Jaqueline disse esta semana que a saída tem caráter irrevogável, mas vinha preparando o terreno, uma vez que a oportunidade de trabalhar na Aimoré Couros tem um forte apelo histórico e familiar. Bisneta do fundador Friethold Kuhn, neta de um dos diretores, Érico Kuhn (ambos já falecidos) e filha e sobrinha dos atuais diretores, Jorge e Eduardo, assumir uma função no setor de recursos humanos na empresa será um novo desafio.
Estilo arquitetônico é um apoio para o turismo
O pequeno município de Forquetinha, com uma população estimada em 2.614 habitantes, emancipado de Lajeado e instalado em 2001, vem chamando cada vez maior atenção na região e porque não dizer no Estado pela forma como vem sendo planejado e organizado. Uma das características que representam uma marca da cidade é sua arquitetura que valoriza a cultura alemã. Com cerca de 98% da população descendente de imigrantes alemães da região do Hunsruck, um dos entusiastas deste planejamento arquitetônico é o atual prefeito Waldemar Richter, que está no segundo mandato.
Como primeiro prefeito, iniciou e executou vários projetos, mas não se reelegeu voltando em 2009 quando deu continuidade a seu estilo pessoal de governar. No período em que esteve à frente da prefeitura, foram construídos duas dezenas de prédios públicos que seguem o estilo fachwerk, conhecido como enxaimel, uma das mais antigas técnicas de construção, já utilizada antes de Cristo e que foi trazida para o Brasil pelos imigrantes alemães.
Em um café da manhã, oferecido para a imprensa na semana passada, para apresentar o balanço das ações municipais de 2009 a 2011, no Parque de Exposições e Eventos Christoph Bauer ( uma área de 14,5 ha), o prefeito também anunciou a implantação do Complexo de Vida Saudável, um centro voltado para atividades físicas com piscinas térmicas, sala de musculação, massagem, fisioterapia, valorizando a saúde preventiva e área industrial, onde é prevista área de lazer, recreação e acima de tudo preservação ambiental. Vale a pena conferir e conhecer a pequena cidade que se projeta bem em termos de educação, cultura, turismo e esportes voltados muito para a família. Outra ação interessante desenvolvida no município recentemente foi a Weinachtsfest, realizada durante três dias no parque que concentra pavilhão de exposições, salões de festa, de jogos com canchas de eisstock, bolão, sinuca, tênis de mesa, xadrez, futebol de salão, vôlei. Entre as atrações no Parque Bauer, a casa que serve de restaurante em dias de festa pertencia à família de Paulo Schnack de Palmas. Quando iniciou o projeto do parque, a casa foi transferida para Forquetinha e representa hoje uma forma de preservação da cultura. A ideia é transformar o prédio em restaurante ou café colonial permanente.
Na divulgação da festa de Natal, outra iniciativa interessante foi a gravação de um CD com tradicionais músicas de Natal, em alemão, muito conhecidas da maioria das famílias descendentes de imigrantes alemães. O prefeito disse que um dos principais objetivos foi promover e incentivar a união das famílias.
Sucateamento
Num Estado essencialmente agrícola e pecuário, é de estranhar o sucateamento das inspetorias veterinárias, órgãos ligados à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio – Seapa. Falta material, computadores eficientes, veterinários e assistentes. O último concurso para veterinários e técnicos agrícolas tem quase uma década. Na Inspetoria Veterinária de Zoonoses de Arroio do Meio, responsável também por Capitão, Travesseiro e Pouso Novo, trabalha o médico veterinário Luiz César Cougo desde 1979 e o auxiliar administrativo Ademir Schnorr. Além da falta de espaço físico, armários velhos, um sofá de revestimento azul original em corino que guarda a memória da inauguração em setembro de 1969, o trabalho quadruplicou desde o programa piloto de erradicação
da tuberculose e brucelose. A inspetoria concentra o trabalho de certificação de granjas nas questões sanitárias, coordena os programas estaduais de vacinação, emite guias de trânsito para animais, atua na atualização do rebanho de 2.200 propriedades, notifica os inadimplentes nos programas executados, acompanha qualquer alteração sanitária relacionada à mortandade de animais, entre outras funções.
Votação urgente
Os vereadores de Arroio do Meio prometeram na última sessão extraordinária, dia 28 de dezembro, que não analisarão nem votarão mais projetos que dão entrada em regime de urgência na Câmara. Segundo eles, sem tempo hábil para ler e receber as informações necessárias fica difícil tomar decisões e assumir a responsabilidade da aprovação. A prática de enviar projetos de última hora vem se repetindo há muitos anos. Entendem os vereadores que falta organização e que o regimento interno é muito claro quanto à tramitação normal dos projetos antes da votação. Cobram, pelo menos, uma prévia comunicação do Executivo.
Movimento aumentou
Fluxo de passageiros nas festividades de Natal e Ano-Novo este ano foi 15% superior ao do ano passado, na rodoviária de Arroio do Meio, segundo informações da responsável, Eliane Tischer. A maior procura no Estado foi em direção à região das Missões e municípios de Santa Rosa, Três Passos, Maurício Cardoso, São Martinho. A procura também seguiu a mesma tendência para o Litoral, com destino a Capão da Canoa e para fora do Estado Santa Catarina (Florianópolis). Para o Paraná, a procura foi para cidades de origem em visita a parentes.