Considerada referência mundial em ecoturismo, a exuberante cidade de Bonito, localizada no Estado do Mato Grosso do Sul, encanta os turistas com seus rios de águas cristalinas, cachoeiras, trilhas verdes, cavernas e também por sua organização e qualidade dos serviços turísticos. A consciência de preservação envolve todas as atividades turísticas, desde o acompanhamento obrigatório de guias de turismo nos passeios até a criação de Planos de Manejo e Estudo de Impacto Ambiental para as áreas mais visitadas.
Há diversos atrativos para se conhecer em Bonito, a maioria com duração de meio dia. Não deixe de conhecer o Recanto Ecológico Rio da Prata para fazer o famoso passeio de flutuação, um dos mais procurados do município. Também é possível adquirir os passeios adicionais como mergulho de cilindro, passeio de cavalo e observação de aves. Impressione-se com o Abismo Anhumas, uma caverna com lago de águas transparentes. A única forma de chegar ao local é através de rapel, por meio de uma descida de 72 metros. É permitida a prática de mergulho no lago.
Aventure-se no Boia Cross do Hotel Cabanas, um passeio com boias individuais no rio Formoso, por cerca de 1200 metros. O passeio dura em média 40 minutos e ao longo do trajeto centenas de peixes e plantas subaquáticas podem ser observadas. O caminho de volta é realizado a pé por uma trilha.
Aproveite e conheça um dos lugares mais visitados de Bonito: A Gruta do Lago Azul. Um grande lago de águas azuis com cerca de 80 metros de profundidade. Por sua beleza e importância, a área da gruta foi declarada Monumento Natural, garantindo assim a sua preservação.
Dá para conhecer Bonito o ano inteiro. Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são considerados alta temporada, portanto, o número de turistas é maior e os preços costumam ser mais elevados.
Todas as atrações de Bonito requerem guia turístico e, devido à quantidade limitada de visitantes por dia em alguns passeios, é necessário planejar a sua viagem com antecedência. Além disto, a imensa maioria dos atrativos está localizada em áreas particulares, portanto, leve um dinheiro extra para as taxas de visitação.
Para visitar a cidade, o indicado é você adquirir um pacote turístico com as agências de viagem. O valor dos passeios sofre alterações no decorrer da temporada, por isto é preciso consultar o tarifário antes da sua viagem para evitar surpresas desagradáveis.