NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025
      Recent

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025

      Alana Rohr é campeã estadual de ginástica de trampolim

      7 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Ressaca, abstinência de coisas boas
    Trilhos Urbanos

    Ressaca, abstinência de coisas boas

    adminBy admin1 de março de 2012Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    O que é ressaca afinal? É uma espécie de síndrome de abstinência de nosso organismo aos excessos que sacrificaram o pobre fígado em seu exaustivo trabalho de filtragem. É o pedido por mais um gole para reiniciar o que fora tão intenso anteriormente. Na vida afetiva é mais ou menos assim também. Os amores, por exemplo, quando acabam, deixam aquele vazio horrível. Você pode ser um pote até aqui de mágoas que, mesmo assim, bate a depressão, a vontade de repetir, querer mais e por isso mesmo muitos trocam apenas as embalagens e caem de novo na volúpia das paixões. Se vai acabar em amor, relação estável é outra coisa, precisam alimentar o vício.

    Ao conversar com uma colega de trabalho, ouvi que ela não conseguia dormir direito desde que voltou de Salvador, na Bahia, onde passara o Carnaval. A folia cansa, mas vicia. A rotina de festa, mar e muitos aperitivos cria uma espécie de dependência. E a realidade é bem diferente. O chope de qualquer hora, viva a “hora alegre” do final da tarde. E peixinhos fritos, pescados ali, na sua frente, se tornam impossíveis por essas bandas gaudérias. Férias viciam. Assim como o trabalho, quando feito em ambiente acolhedor, na função que se gosta de verdade, também vira uma cachaça. Quantos aposentados acabam morrendo por abstinência de cartão-ponto? Estavam lá, entre o banco da praça e as mil pílulas da sobrevivência e pimba! Juntaram os pezinhos sem dar um único adeus no escritório.

    Uma amiga, ao divorciar-se de um grande mala, mesmo assim, por um lado aliviada, por outro, enfrentou brutal depressão. “Como acabou?” Ela não conseguia conformar-se com a nova condição. Queria o sujeito irresponsável, inconsequente e totalmente desinteressado porque simplesmente ele ainda habitava sua rede afetiva. Vivia a ressaca de um grande porre dividido a dois. Hoje está por aí, recuperada, de namorado novo e espero, desta vez, menos dependente. Apaixonada, sim. Mas com firmeza, amor próprio em primeiro lugar para não cair nos exageros escravagistas que tornam um verdadeiro porre qualquer relação.

    Este será o primeiro final de semana pós-temporada oficial de veraneio para a grande maioria dos brasileiros. Eu sei que meus leitores não têm nada a ver com a minha vida privada. Mas divido essa pequena alegria: esta será, depois de quase quatro anos juntos, nossa primeira ida – não a trabalho – à praia para um final de semana. E não somos infelizes, nem nos desgastamos com picuinhas e culpas. O trabalho, a obrigação que dá sustento financeiro à vida a dois está em primeiro lugar. Depois, o prazer da folga. O lado positivo é que fizemos de nossa casa um lar. Nos finais de semana, sempre curtimos amigos, familiares ou, principalmente, ficamos a sós, como se estivéssemos isolados em uma pousada caseira, lá nos confins.

    Uma relação franca e bem resolvida é a melhor vacina contra a mesmice cotidiana. Dias desses ouvi uma música sertaneja, da dupla Lucas e Luan (que nem sei se são famosos), que com simplicidade cantava um refrão feito na medida para o tema desta crônica “Eu acordo com ressaca de amor. Eu acordo com seu gosto em mim. Cada dia um recomeço, Um amor que não tem fim…”

    Chegar ao ponto de uma ressaca abençoada faz de qualquer dia, qualquer lugar, ser perfeito para enfrentar a vida e suas adversidades, que não nos deixam ressaca, apenas dor, quando não são combatidas de frente. Bom final de semana para todos e, se na segunda-feira bater uma ressaca deste tipo, cure-a com mais amor. Vale a pena.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Entre ondas quentes

    14 de fevereiro de 2025

    Bela na passarela da calçada

    7 de fevereiro de 2025

    Descasados em crise no verão

    24 de janeiro de 2025

    Filhos na balada, pais embalados

    17 de janeiro de 2025
    Não perca

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Quando deixou para trás Forquetinha, em 2009, e encontrou trabalho em Arroio do Meio, Ana…

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.