NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Obras em execução fortalecem infraestrutura e mobilidade

    9 de novembro de 2025

    Pesquisador e documentalista fonográfico do Instituto Moreira Salles é recebido em Arroio do Meio

    8 de novembro de 2025

    Avançam obras de projetos habitacionais e de infraestrutura após enchentes

    8 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
      Recent

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025

      SportFest 2025 abre inscrições para modalidades esportivas

      26 de outubro de 2025

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Expedição Manku Qhapaq: chegou a hora da partida
    Social

    Expedição Manku Qhapaq: chegou a hora da partida

    adminBy admin20 de abril de 2012Nenhum comentário7 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Depois de mais de dois anos de preparativos chegou a tão esperada hora. Nesta sexta-feira às 15h, Gilmar Sbruzzi e Felipe Trasel deram início a mais uma aventura sobre duas rodas. Dessa vez rumo a Machu Picchu, no Peru. A Expedição Manku Qhapaq vai passar por cinco países e tem seu término previsto para o dia 10 de maio quando Gilmar e Felipe devem chegar em Arroio do Meio.

    De acordo com os aventureiros está tudo pronto, esperando a saída. “A expectativa está enorme, foram mais de dois anos de preparação e es¬pera, estamos muito ansiosos, está difícil de fazer qualquer coisa sem que o assunto chegue na cabeça”, afirmam.

    Nesta edição o AT divulga a última parte dos preparativos. Durante a viagem os aventureiros vão mandar, sempre que possível, notícias e fotos que poderão ser acompanhadas no site do AT – www.oaltotaquari.com.br.

    Acompanhe o relato de Gilmar e Felipe:

    “Nome da expedição: por se tratar de uma grande aventura, decidimos dar um nome que envolvesse algo da cultura inca, a escolha foi Manku Qhapaq (em quéchua), primeiro imperador inca. Existem várias lendas sobre Manku Qhapaq, uma delas diz que ele é tido como filho de Inty, o deus do Sol e irmão de Pachacamac. Ele e seus irmãos foram enviados pelo deus Sol e emergiram neste mundo nas cavernas de Pacaritambo trazendo um povo dourado chamado de tapac-yauri. Ele teria sido instruído a construir um templo para o deus Sol no lugar onde emergiram da terra mas o lugar não era apropriado e então eles viajaram por túneis subterrâneos até Cusco onde ergueram um templo em honra ao pai deles, Inti, o deus Sol.

    Período: a saída está programada para o dia 20/04/12 com volta prevista para o dia 10/05/12.

    Roteiro e programação: a elaboração do roteiro foi feita a partir de mapas impressos, pesquisas na internet e conversas com pessoas que já haviam feito a viagem. A preferência é por estradas asfaltadas. Durante quase dois anos, foram discutidos vários roteiros e pontos turísticos a serem visitados, conversando com outras pessoas que já conhecem o trajeto. Foi possível elaborar um plano de viagem satisfatório. Abaixo a programação que tentaremos seguir:

    Progamação diária Expedição Manku Qhapaq

    Dia Data Local Distância

    Sexta-feira 20/04/12 Arroio do Meio – São Borja 547

    Sábado 21/04/12 São Borja – Joaquin V. Gonzalez 1038

    Domingo 22/04/12 Joaquin V. Gonzalez – Susques 524

    Segunda-feira 23/04/12 Susques – San Pedro de Atacama 272

    Terça-feira 24/04/12 Turismo em San Pedro de Atacama –

    Quarta-feira 25/04/12 San Pedro de Atacama – Arica 697

    Quinta-feira 26/04/12 Arica – Puno 466

    Sexta-feira 27/04/12 Turismo em Puno –

    Sábado 28/04/12 Puno – Ollantaytambo 442

    Domingo 29/04/12 Visita ao Vale Sagrado em Ollantaytambo –

    Segunda-feira 30/04/12 Visita à Machu Picchu –

    Terça-feira 01/05/12 Ollantaytambo – Cusco e Visita à Cusco no dia 110

    Quarta-feira 02/05/12 Cusco – Chalhuanca 300

    Quinta-feira 03/05/12 Chalhuanca – Nasca 350

    Sexta-feira 04/05/12 Visita à Nasca até meio-dia –

    Sexta-feira 04/05/12 Nasca – Camaná 390

    Sábado 05/05/12 Camaná – Iquique 819

    Domingo 06/05/12 Iquique – San Pedro de Atacama 734

    Segunda-feira 07/05/12 San Pedro de Atacama – La Banda 1020

    Terça-feira 08/05/12 La Banda – Gualeguaychu 991

    Quarta-feira 09/05/12 Gualecuaychu – Chuí 708

    Quinta-feira 10/05/12 Chuí – Arroio do Meio 643

    A viagem será feita por cinco países (Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai), totalizando mais de 10 mil quilômetros em 21 dias de viagem. A distância diária a percorrer varia de 250 até mais de mil quilômetros, dependendo do trajeto. Toda a programação pode sofrer interferências por problemas técnicos ou climáticos.

    Documentação: para realizar essa viagem são necessários vários documentos, dentre eles: carteira de identidade atualizada, vacina contra febre amarela, carta verde, carteira internacional de habilitação. O passaporte não é obrigatório para nenhum dos países em que passaremos, mas a posse dele ajuda a encurtar o tempo de trâmites alfandegários para entrar e sair dos países.

    Clima: a escolha por viajar no outono foi pelo motivo de a época das chuvas no Peru estar em baixa. Pelo país estar situado na Floresta Amazônica, o clima no verão é muito imprevisível. Pode chover a qualquer momento e impossibilitar a entrada em Machu Picchu. O clima é mais rigoroso em altas altitudes, como, por exemplo, o Paso Jama (divisa entre Argentina e Chile), situado próximo ao Deserto de Atacama e a uma altitude de 4.800 metros, é bem provável que possamos pegar neve e muito frio, além de muito calor. A região norte do Chile é desértica, fazendo calor acima dos 40ºC facilmente. Já no Peru, pegaremos novamente trechos perto dos 5.000 metros de altitude, a estrada de Moquegua a Puno, onde neva com facilidade e o frio é extremo. Outro trajeto também no Peru é a estrada de Cusco a Nazca, chegando 4.800 metros de altitude também, com neve e frio. Até que estejamos aclimatizados com a altitude, poderemos sofrer de “soroche”, ou o conhecido mal da altitude, os sintomas são de muita dor de cabeça e náuseas, devido ao ar rarefeito. Para minimizar os efeitos é recomendado tomar chá de coca ou mascar a folha de coca.

    Roupas e bagagem: é preciso estar preparado para calor extremo e frio extremo, a região andina possui um clima muito rígido. As roupas utilizadas durante o trajeto são de cordura, um material impermeável e resistente à abrasão, além de ter forro térmico para ajudar com o frio. Além disso é necessário levar uma segunda pele, específica para baixas temperaturas. As demais roupas variam de acordo com cada um. Toda a bagagem é guardada em malas especiais para viagem de moto e bauletos laterais de alumínio, específicos também para motos.

    Motos: as motos utilizadas para a viagem serão uma Hornet 600 cilindradas (Felipe) da Honda, e uma Vstrom 650 cilindradas (Gilmar) da Suzuki. São motos de estilos diferentes, a Hornet é uma moto da família das Naked e a Vstrom das Big Trail. É necessário fazer uma revisão completa antes da partida, sair com pneus novos, aliás, serão mais de 10.000 quilômetros. Também é importante levar as ferramentas adequadas para a troca de óleo no trajeto, que será efetuado pelos próprios motociclistas, além de kits de reparo para pneu. Ambas as motos fazem uma média que pode variar de 15 a 23 quilômetros por litro de gasolina, será necessário levar um recipiente reserva de combustível, pois em alguns trechos não há postos de gasolina.

    Gastos: o orçamento da viagem pode variar muito de acordo com o tipo de hospedagem, refeições, imprevistos. Não damos preferência para luxo na viagem, o mais importante é ter um local adequado para guardar as motos. Gasta-se em média 100 dólares por dia, incluindo gasolina, hospedagem e alimentação. Acreditamos que ao fim da viagem o gasto total será entre R$ 3.500,00 a R$ 4.000,00.

    Hotéis: durante a programação é feita uma lista de possíveis hotéis em que poderemos ficar. As pesquisas são feitas na internet, os preços variam de acordo com os serviços oferecidos, localização e público alvo. As tarifas variam de 20 dólares a diária com quarto duplo, até 400 dólares. Temos somente um hotel reservado, situado na cidade de Ollantaytambo no Peru, pois lá ficaremos três dias e por ser uma cidade muito procurada, decidimos reservar antes da saída. Nos demais lugares que passaremos, o hotel será escolhido no dia da chegada, de acordo com as listas feitas.

    Turismo: o objetivo principal da expedição é a visita à cidade de Machu Picchu, porém, outros pontos turísticos fazem parte da aventura, abaixo mais alguns:

    • Argentina: Camino De La Cornisa – Salta, Travessia Paso Jama

    • Chile: Deserto de Atacama, Geisers Del Tatio – San Pedro de Atacama, Vale Luna – San Pedro Atacama, Mao do Deserto – Antofagasta

    • Peru: Ilha Uros Lago Titicaca – Puno, Ilha Taquile Lago Titicaca – Puno, Vale Sagrado – Ollantaytambo, Machu Picchu, cidade de Cusco, Linhas de Nazca – Nazca

    • Uruguai: cidade De Montevideu, cidade de Punta Del Este”

    Arroio do Meio
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    João Batista Gasparotto: prefeito em dois municípios chegou aos 90

    27 de julho de 2025

    Educação inovadora, talentos em movimento

    11 de julho de 2025

    HOP! Turismo, nova marca promete contribuir com o mercado turístico de Arroio do Meio

    5 de julho de 2025

    Baile de 40 anos do Helmuth Kuhn reúne cerca de 1400 pessoas

    6 de outubro de 2023
    Não perca

    Obras em execução fortalecem infraestrutura e mobilidade

    9 de novembro de 2025

    Três importantes obras estão em andamento em Arroio do Meio, reforçando o compromisso da Administração…

    Pesquisador e documentalista fonográfico do Instituto Moreira Salles é recebido em Arroio do Meio

    8 de novembro de 2025

    Avançam obras de projetos habitacionais e de infraestrutura após enchentes

    8 de novembro de 2025

    Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

    7 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Obras em execução fortalecem infraestrutura e mobilidade

    9 de novembro de 2025

    Pesquisador e documentalista fonográfico do Instituto Moreira Salles é recebido em Arroio do Meio

    8 de novembro de 2025

    Avançam obras de projetos habitacionais e de infraestrutura após enchentes

    8 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Obras em execução fortalecem infraestrutura e mobilidade

    9 de novembro de 2025

    Pesquisador e documentalista fonográfico do Instituto Moreira Salles é recebido em Arroio do Meio

    8 de novembro de 2025

    Avançam obras de projetos habitacionais e de infraestrutura após enchentes

    8 de novembro de 2025

    Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

    7 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.