Formada por 57 municípios da Bahia, a Chapada Diamantina acolhe os mais variados tipos de turistas, aventureiros ou não. Não há como eleger uma paisagem mais bonita, isto seria cometer uma injustiça, tamanha a beleza de todos os cenários naturais. A visitação às cidades que formam a Chapada Diamantina ganhou força em 1996, com a proibição do garimpo mecanizado. Desde então a comunidade local, com o apoio do Poder Público, aposta no turismo como fonte de renda. Diversos atrativos como visitação à cavernas, grutas, rios e morros, trilhas em meio a natureza e passeio à cavalo atraem visitantes de todo o país e do exterior. Entre os principais atrativos do local, destaca-se a Cachoeira da Fumaça, com 100 metros de altura. Para chegar ao local é preciso caminhar por cerca de 3três dias, mas esta caminhada é considerada uma das mais bonitas do país e denominada trekking do Vale do Pati. Outra cachoeira muito visitada pelos turistas é a Cachoeira do Sossego, localizada no município de Lençóis, com uma queda de aproximadamente 10 metros. Para chegar até a cachoeira é necessária uma caminhada de aproximadamente duas horas.
Diversas grutas também compõem o cenário da Chapada. A Gruta da Lapa Doce, no município de Iraquara, é a mais visitada pelos turistas. Considerada uma das cinco maiores do país, a caverna possui 20 quilômetros mapeados, dos quais 850 metros estão abertos a visitação. É permitida somente a visitação de 12 pessoas por vez, sempre acompanhados de guia.
A melhor vista da Chapada Diamantina é do alto dos 1.120 metros do Morro do Pai Inácio, localizado no município de Palmeiras. A trilha para chegar ao topo do morro é de fácil acesso e relativamente rápido. Outro morro bastante apreciado é o Morro do Camelo. Seu formato lembra a silhueta de um camelo, sendo facilmente identificado pelos turistas. Fica a aproximadamente quatro quilômetros do Morro do Pai Inácio e possui mil metros de altitude.
Para garantir a proteção de todas estas belezas naturais, foi criado em 1985 o Parque Nacional da Chapada dos Diamantes, que tem como principal objetivo proteger o ecossistema da região e permitir a pesquisa científica. Com uma área de 1.520 quilômetros quadrados, concentra a maior parte dos atrativos da região. O parque nacional está aberto o ano todo.
O município de Lençóis é a principal entrada da Chapada e conta com uma infra-estrutura completa para atender os visitantes. São diversos hotéis, pousadas e restaurantes para todos os gostos e bolsos. As várias agências de viagens organizam pacotes diários e dispõem de instrutores para esportes radicais, como rapel, e oferecem também guias bilíngue. A cidade fica a 409 quilômetros de Salvador. São apenas 45 minutos de vôo entre os dois municípios. Se preferir viajar de carro, o tempo estimado de viagem é cerca de cinco horas e de ônibus aproximadamente sete horas.
Uma passagem aérea de Porto Alegre para Salvador, ida e volta, custa em torno de R$ 1.000,00, mas fique atento às promoções. Você pode reduzir este custo em até 50%.