Um roteiro que mistura cultura, história, misticismo, gastronomia e lazer.
Cidade do México, capital, fica a 2.250m acima do nível do mar, foi fundada pelos astecas, sendo chamada por eles de Tenochtitlan, a qual foi destruída e sobre ela, com a conquista espanhola, elevada a cidade hoje existente. É um território que se formou da bacia hidrográfica do lago de Texcoco. A primeira construção da cidade deu-se sobre uma ilha, a qual se expandiu, razão pela qual o solo não resistiu ao peso da cidade, causando aterramento.
Em outras palavras, há pontos que estão afundando, como é o caso da Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe e outros monumentos e prédios importantes da capital. Tudo isto é um reflexo de um crescimento urbano incrível sobre um aterro alagadiço. A boa notícia é que especialistas têm feito grandes trabalhos de reestruturação.
O distrito federal é o centro econômico do país, sendo uma das maiores cidades do mundo. A região metropolitana possui cerca de 22 milhões de habitantes, sendo também como consequência uma das cidades mais poluídas do planeta. A moeda é o peso mexicano e a língua oficial o espanhol. No entanto, vários dialetos que descendem das culturas remotas são falados por eles. Comidas e bebidas típicas devem ser degustadas tendo em vista serem únicas. Andar pela cidade a pé é ótimo para conhecer.