Desde o início do ano os alunos do turno oposto do Colégio Bom Jesus São Miguel vêm trabalhando em um projeto voltado para a sustentabilidade e reciclagem. A ideia tomou forma através do projeto Tribos – Nas Trilhas da Cidadania, desenvolvido pela Parceiros Voluntários. A turma se inscreveu no projeto para participar com a criação de uma horta escolar. Para isso, realizaram um passeio diferente na tarde de terça-feira.
Acompanhados pela professora Angela Pretto, os alunos conheceram duas hortas ecológicas localizadas em Forqueta. Na ocasião, as crianças tiveram um bate-papo com os agricultores, uma oportunidade onde puderam observar como as hortas são cuidadas, desde a preparação do solo até a colheita do produto. Tiraram suas dúvidas e aprenderam técnicas que poderão ser aproveitadas na horta que será feita pelo educandário. Também visitaram a floricultura Backendorf, onde conheceram o processo de cultivo das flores e hortaliças. Ao final do passeio, cada aluno pôde escolher uma flor para levar para casa.
Os alunos da tribo Quatro Folhas foram inscritos no projeto com o intuito de terem maior contato com a terra e preparo de canteiros, além de descobrirem as inúmeras formas de vida que ali existem. “O encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, o exercício da paciência e perseverança – até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e chás viçosos e coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades”, explica a professora do turno oposto, Angela Pretto.
A preparação dos alunos vem ocorrendo desde o dia em que foi decidida qual tribo a turma seguiria – meio ambiente, cultura ou educação para a paz. A partir daí foram traçados objetivos, além de planejar ações que poderiam ser desenvolvidas ao longo do projeto. “Em um mural na sala de aula montamos duas árvores, uma com os planejamentos e na outra vamos colocando o que já conseguimos fazer. Também foram feitas pesquisas com os pais e comunidade em geral, onde aprendemos a montar gráficos de pesquisas. Ainda tivemos palestra com a coordenadora Cristine Rheinheimer que nos orientou sobre o plantio e tipo de verdura que deve ser plantado em cada época do ano”, explica Angela.
Com este propósito, o educandário acredita que é de extrema importância trabalhar com as crianças do turno oposto o cultivo de uma horta escolar, por ser este um valioso instrumento educativo. Angela ressalta que o objetivo do projeto é levar aos educandos uma forma de aprendizagem baseada na prática, fortalecendo valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento global do ser humano. “Queremos proporcionar conceitos básicos de meio ambiente de forma a oferecer aos alunos ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras, através do resgate do uso de materiais recicláveis, horta escolar e cultivo de plantas medicinais”. O projeto ainda está no início, mas conforme a professora ele deverá ter continuidade no educandário, durando não apenas no tempo estipulado pelas tribos, mas sim durante anos, onde um vai passando para o outro um pouco do que sabe.