Fitas suspensas permitem que atletas realizem movimentos que fazem bem para a saúde física e mental e integram jovens num esporte que a cada dia tem mais adeptos
Adultos e crianças ganham equilíbrio e habilidade com o novo esporte, que é praticado com os pés em cima da fita. Entre vários esportes existentes o SlackLine, como é chamado, está entrando na moda entre os jovens da região. O esporte é praticado com uma fita de nylon que é presa em duas árvores ou dois pontos fixos. Ela tem cerca de 5cm de largura e sete a doze metros de comprimento e geralmente o material é montado entre 30 centímetros a um metro do chão.
O SlackLine foi criado na década de 1980 pelos americanos. Eles utilizavam fitas para escalar montanhas e nas horas vagas se equilibravam em cima da fita como um modo de divertimento. A brincadeira virou esporte que hoje consiste em andar sobre a fita praticando pulos, giros, manobras difíceis que exigem um grande equilíbrio e habilidade, para não cair.
A TV e vídeos assistidos no YouTube motivaram quatro jovens de Lajeado a começar a praticar o SlackLine. Moacir Bomm, 23 anos, foi um dos jovens que se pilhou, nos vídeos do SlackLine e logo com os amigos Thiago Schimit, Jaqueline Bomm e Cleverton Ferrari compraram o equipamento via internet para praticar.
Moacir fala que o investimento trouxe diversão e novos amigos. “Fizemos o pedido do equipamento pela internet, quando o equipamento chegou logo nos pilhamos e começamos a praticar em frente de casa. Hoje já faz um ano que pratico com meus amigos em diversos lugares: Univates, Parque dos Dick e em outros municípios como Santa Clara do Sul. Assim nos divertimos nos finais de semana e fizemos novos amigos”, finaliza.
Outras modalidades praticadas
• TrickLine
O TrickLine é a modalidade mais praticada do SlackLine. Geralmente praticado a partir de 60 centímetros de altura, o TrickLine permite a realização de manobras de saltos e equilíbrio extremo, exigindo do praticante bastante preparo físico e treino.
• LongLine
O LongLine é a prática do SlackLine em fitas com comprimento a partir de 20 metros. Esta modalidade exige do praticante bastante condicionamento físico, pois quanto maior o comprimento da fita, mais força muscular e equilíbrio são necessários, e também requer bastante concentração para manter-se na fita e vencer as dificuldades.
• HighLine
O HighLine é praticado em alturas superiores a cinco metros. Esta modalidade requer muita experiência e conhecimento de alpinismo, pois é necessário utilização de equipamentos de segurança e conhecimento técnico de sistema de redução. Além do preparo físico e concentração, controle mental é fundamental para manter em equilíbrio sentimentos como medo, ansiedade e adrenalina em grandes alturas.
• WaterLine
O WaterLine é a prática do SlackLine sobre a água. Seja em piscinas, rios ou praias esta é a modalidade mais refrescante e descontraída, já que podem ser realizadas diversas manobras do TrickLine e as quedas nunca serão mal desejadas.