NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Interação social entre ser humano e sociedade
    Comportamento

    Interação social entre ser humano e sociedade

    adminBy admin28 de setembro de 2012Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Para a psicóloga Maria Angélica Hartmann Gräff, a socialização é um processo complexo do desenvolvimento dos indivíduos que se inicia já no desejo do casal de ter um filho, ou seja, na implicação e no comprometimento de quem irá cuidar desse bebê, que será criança, adolescente e adulto. Implica o desenrolar de um processo de interação social entre a pessoa e a sociedade. Alguns autores, especialmente da área da sociologia e da psicologia comportamental, afirmam que esse processo tem início na primeira infância (socialização primária) e afirma-se na adolescência (socialização secundária), mas que continua ao longo da vida.

    Maria Angélica entende que a família é a base, o começo, o primeiro agente socializador na vida de uma criança. É a partir dela que aprenderá as primeiras normas e regras da sociedade, bem como sobre as questões culturais e valores, história da família, culturas diferenciadas, enfim, aprenderá a ser um ser social, pensante, com direitos e deveres, podendo atuar de maneira íntegra e integral nos mais diversos setores sociais como a escola, grupo de amigos e futuramente no mercado de trabalho.

    “A família deve ensinar e permitir que a criança assimile valores, normas, comportamentos e condutas adequadas ao grupo social em que está inserido, incluindo aqui respeitar as diferenças ( étnicas, religiosas, culturais, individuais, entre outras). Não existem normas ou manuais a serem seguidos para que a criança internalize esse conjunto de normas e regras e, sim, orientações de diversas áreas – psicologia, pedagogia, sociologia e filosofia, por exemplo. A ciência psicológica nos mostra não uma só corrente de pensamento e sim várias modalidades de entendimento do ser humano para que possamos melhor orientar e trabalhar com e para as pessoas.”

    Segundo Maria Angélica, um dos questionamentos e objeto de estudo mais atuais são justamente as variantes que têm ocorrido no meio social como as mudanças familiares: mulheres que trabalham fora são mães, donas de casa e profissionais que contribuem na renda da família (logo não estão tão disponíveis para cuidar de seus filhos), novas organizações familiares, adoção de crianças por casais homossexuais, enfim, a sociedade se modifica e não podemos pensar que as “regras” sociais de outrora se perpetuarão.

    Na escola

    Um dos locais em que se reflete com muita intensidade e que muito frequentemente detecta algum tipo de desajuste ou de sofrimento com as crianças é a escola, instituição que exerce papel fundamental na socialização, mas que não é a responsável sozinha por isso, como infelizmente muitos pensam: “A família é quem deve ensinar comportamentos adequados de modo a harmonizar a convivência social, e a escola é um membro, um elo desse processo e talvez por esse fator, o local onde as ‘falhas’ familiares aparecem com maior intensidade”, defende a psicóloga.

    Na escola a criança busca estabelecer laços e modos de conviver semelhantes ao que observa na família (muitas vezes copia fidedignamente) e atua conforme o que aprendeu e assimilou. Se esses comportamentos não forem adequados às normas de convivência da escola, a criança pode reagir com agressividade, desatenção, submissão e consequentes problemas de aprendizagem, enfim, muitos são os problemas que podem surgir desse desencontro entre as formas de conviver da família e da escola. Outro fator que resulta disso, segundo Maria Angélica, é que muitas vezes a escola não sabe muito bem como lidar com determinados desajustes na socialização e parte para a ação buscando justificativas, rótulos, ou seja, busca um diagnóstico para justificar o comportamento da criança e a sua impotência para agir diante do problema de conduta ou de aprendizagem. Novamente aí o diálogo entre escola e família se faz necessário, bem como o auxílio de um profissional da área da psicologia ou psicopedagia para auxiliar no manejo. À escola, cabe o papel da transmissão dos conhecimentos científicos (socialização formal), o desenvolvimento de capacidades cognitivas, afetivas, de relacionamento em sociedade, potencializar competências comunicativas e participando ativamente na formação da identidade individual de cada aluno (socialização informal), já que está todos os dias em contato direto e influencia sim na formação de cada um dos seus alunos.

    Uma maior influência da sociedade

    Atualmente, as crianças já ficam aos cuidados de escolas a partir dos quatro meses de idade, o que significa uma aceleração no processo de socialização e uma maior influencia da sociedade na formação das crianças. Por isso, os pais sempre devem estar atentos aos seus filhos, trazendo para si as suas responsabilidades de educar, ensinar valores morais e éticos, já que lá fora encontrarão crianças que têm essa formação em casa e crianças que não têm. Logo, os valores da família devem estar muito bem arraigados e assimilados pela criança para que ela possa ser influenciada, sim, mas pelas coisas positivas, que venham somar no seu crescimento e, em contrapartida auxiliar colegas e professores no crescimento do coletivo.

    A partir destas reflexões podemos compreender a importância que a família e a escola têm como pilares para a formação da identidade e personalidade do indivíduo bem como transmissores dos princípios éticos e morais que permeiam a sociedade como um todo.

    Por isso Maria Angélica orienta que as famílias nunca abram mão de seus filhos, não deleguem a ninguém o que é de direito e dever tanto dos pais quanto dos filhos, de permanecerem, se identificarem e crescerem no seio de sua família (quando isso é possível), de serem amados profundamente, e, em relação com a escola, busquem sempre o diálogo sadio em prol do crescimento, pois a socialização é resultado de uma boa integração entre valores subjetivos e objetivos.

    Arroio do Meio
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    João Batista Gasparotto: prefeito em dois municípios chegou aos 90

    27 de julho de 2025

    Educação inovadora, talentos em movimento

    11 de julho de 2025

    HOP! Turismo, nova marca promete contribuir com o mercado turístico de Arroio do Meio

    5 de julho de 2025

    Sala das Margaridas de Arroio do Meio atende vítimas de “gaslighting”

    2 de fevereiro de 2023
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.