Arroio do Meio – Os dias de calor estimulam o espírito aventureiro das pessoas. No município, não seria diferente. A ponte de ferro, que liga a cidade à vizinha Lajeado, se transforma em um palco para aqueles que desejam curtir a adrenalina de descer por meio de cabos antes de se banharem no rio Forqueta.
Essa união de fatores levou os operadores de máquinas Cássio Jonas Breitenbach, 23, de Arroio do Meio, e Jeferson Luis da Silva, 22, de Lajeado, a saírem do trabalho para se jogarem na água do rio de uma maneira diferente.
Em vez de descerem pela ribanceira até a margem, instalaram cordas, cabos e mosquetões, vestiram a famosa “cadeirinha de bombeiro”, para fazerem rapel na divisa entre as duas cidades.
Adeptos da modalidade desde o início do ano, esta é a segunda vez que descem por meio de cordas pelas estruturas. “A sensação não tem preço”, resume Silva. A escolha pela ponte de ferro levou em conta o in-tenso calor de sexta-feira passada, quando a temperatura chegou aos 38 graus. “É a adrenalina, a liberdade e, lógico, a chance de espantar o calor.”
Breitenbach e Silva chegaram ao local por volta das 14h30min. Aproveitaram que o horário de trabalho na indústria se encerra às 14h para se aventurarem. “Domingo (dia 18) estava melhor, porque era gente descendo de rapel de um lado e o pessoal fazendo pêndulo do outro”, lembra o arroio-meense.
Quanto ao medo, os amigos discordam. Enquanto o lajeadense diz que é tranquilo descer de uma altura de 25 metros por meio de uma corda, Breitenbach é mais realista. “Medo sempre dá, mas quando a adrenalina toma conta, fica tudo mais fácil.”
Para espantar o calor, o rio Forqueta também se transformou em um balneário. Diversas pessoas refrescaram os corpos no lado lajeadense do rio. A tendência é de que o local receba cada vez mais visitantes, uma vez que a previsão do Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates aponta temperaturas máximas de 32 graus até a quinta-feira.