Capitão – Pela quarta vez em 20 anos, Cesar Beneduzi assumiu a prefeitura do município. A posse foi realizada no Legislativo no domingo e faltou espaço para as centenas de pessoas que se deslocaram ao local para acompanhar a solenidade.
Em quase duas horas de cerimônia, também foram empossados os nove vereadores para os próximos quatro anos e eleita a mesa diretora do grupo. O espaço concedido ao discurso das autoridades foi usado para agradecer os votos de confiança.
Para o chefe do Executivo, a vitória teve como base o apoio da família que, mesmo sabendo da dificuldade da função, apoiou desde o início da vida na política. Eleito por 1.250 pessoas, se compromete a fazer um trabalho voltado para todos os cidadãos – independente da decisão em 7 de outubro.
“Divergências são comuns, mas depois de ser eleito, somos os representantes de todos.” Durante os cerca de dez minutos de discurso, relembrou a renovação do secretariado do município: dos cinco nomeados, três são novos.
Tatiane Zambiazi Beneduzi assume a secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação; Giovanni de Siqueira trabalhará na Educação; e Daniela Gasparotto comandará a Saúde. Valmor Morschheizer (Agricultura) e Jorge Fachini (Obras) continuarão nas funções por mais quatro anos.
Mais participação da comunidade
Faltou lugar para que todos ficassem acomodados, e diversas pessoas tiveram de se contentar em ficar de pé pelas quase duas horas. A presença de dezenas de pessoas na Câmara de Vereadores invocou nos vereadores eleitos a vontade de ter as sessões do Legislativo cheias.
Ariberto Suing, líder de bancada do PDT, solicitou a participação da comunidade durante as sessões, para entender como ocorrem as discussões em torno dos projetos e quais os reflexos que implicam à comunidade.
O líder do PMDB, Aires Daldon, seguiu o raciocínio, lembrando que a tarefa dos vereadores é de trabalhar para que os capitanenses sejam os maiores beneficiados com os projetos do Executivo. Ressaltou que, caso seja necessário, haverá a reprovação de algumas propostas, mas acredita que o diálogo é a melhor maneira de se trabalhar durante o mandato.
Para Valdir Pederiva, líder do PP no Legislativo, as divergências políticas têm de ficar para trás. Com o fim das eleições, ele e os colegas devem se voltar para o coletivo.
Única mulher
Além de ser a vereadora mais votada, com 199 votos, Margarida Fröhlich tem outro desafio pela frente. Será a única representante feminina na Câmara de Vereadores. Ela também foi eleita a presidente da mesa diretora do Legislativo.
No discurso, lembrou o crescimento da mulher na vida política, mas aproveitou o momento para agradecer o apoio dos eleitores e, principalmente, da família. Afirma que a trajetória na política é baseada no histórico da família, que começou pelo avô, pelo pai e por pessoas mais próximas.
Aberto à comunidade
Após a cerimônia, Beneduzi abriu as portas da prefeitura para os presentes. No gabinete, discursou mais uma vez. Ao lado do vice-prefeito Fabiano Daltoé, reafirmou que a prefeitura estará disponível para todos os que a procurarem.