Conhecer um pouco mais sobre os habitats dos animais, os cuidados necessários para descartar materiais perigosos, a importância de preservar a água e o ar e descobrir como preservar o meio ambiente. Estes foram alguns dos motivos que levaram 110 escoteiros a participarem do acampamento do 3º distrito escoteiro, realizado nos dias 6 e 7 de abril nos parques do Imigrante e Histórico, em Lajeado. A atividade contempla os requisitos básicos para conquistar a Insígnia Mundial do Meio Ambiente (IMMA), necessário para a busca de outras honrarias do movimento escoteiro, dividido em cada uma das seções (Lobinho, Escoteiro e Sênior). O evento, organizado pelo grupo Tibiquary, de Lajeado, contou com a participação de cinco outros grupos: Rumara (Estrela), Costa e Silva (Taquari), Cerro da Raposa (Arroio dos Ratos), Acácia Negra (Montenegro) e Nace (Guaporé).
Criado como forma de complementar a educação dos jovens, o escotismo também desenvolve a relação amistosa entre o homem e a natureza. Com essa prerrogativa, foram organizadas seis bases específicas: água e ar; habitats e espécies; substâncias perigosas; melhores práticas ambientais; riscos ambientais e desastres naturais; projeto a ser desenvolvido ao longo do ano.
Os dois dias de atividade também proporcionaram momentos de diversão e integração. À noite, foi realizado o “mercado persa” – local onde houve venda e trocas de artefatos e lembranças escoteiras -, além de jogos e festividades, no chamado Fogo de Conselho.
Mas, o ponto alto foi a integração entre os jovens. Por serem de municípios distantes – em alguns casos, separados por mais de cem quilômetros -, muitos aproveitaram o espaço para fazer contatos e conquistar novas amizades.
O escotismo foi criado pelo lorde Robert Baden-Powell, em 1907, na Inglaterra. Entre as premissas, está o desenvolvimento social, educacional e do caráter dos envolvidos. No Brasil, foi introduzido em 1910 e, no Rio Grande do Sul, comemora o centenário em outubro, com o aniversário do grupo escoteiro George Black, de Porto Alegre – o primeiro fundado em solo gaúcho.