Vale do Arroio Grande – O asfaltamento dos 16,53 quilômetros da VRS-482, rodovia que dá acesso a Capitão por Arroio do Meio, depende de um acordo entre empreiteiras.
Em audiência realizada no fim da tarde de quarta-feira, na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra), representantes políticos de municípios da região interessados em acessos asfálticos, discutiram o andamento de seus pleitos, com o secretário Caleb de Oliveira.
Estiveram presentes, o prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, o vice-prefeito Áurio Scherer, o prefeito de Coqueiro Baixo, Veríssimo Caumo, o vice-prefeito, Reginaldo Zambiasi, o prefeito de Sério, Elir Sartori, o presidente da Câmara, Marciano Favaretto e o secretário de Obras, Adriano Bergmann, além do superintende da 11ª superintendência regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, o engenheiro Hildo Mourão, e o diretor e assessor técnico da Seinfra, José Luis Barbosa Gonçalves e Vilson Almeida, respectivamente. O encontro foi intermediado pelo deputado Alexandre Postal (PMDB) e contou com a participação de seu assessor Moacir Lanzini.
Caleb admitiu atrasos na execução do cronograma das obras do Estado. Dos 104 acessos asfálticos a serem feitos, apenas 12 foram entregues, em outros oito falta só a sinalização, e até o fim do ano, mais 20 obras devem estar concluídas. “De janeiro para cá quitamos todas as dívidas com as empreiteiras, cerca de R$ 76 milhões”, se explica. Conforme o secretário, neste período também foi realizado um levantamento minucioso de cada projeto, analisados os problemas contratuais e técnicos. Ele garantiu que o Estado tem dinheiro para todas estas obras.
Quanto à VRS-482, afirmou que em breve o Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral no Estado do Rio Grande do Sul (Sisepot-RS), deve anunciar uma solução por meio de sua assessoria jurídica. A entidade busca formalizar uma parceria entre a Empresa Beter S/A de São Paulo, detentora do contrato, e uma empreiteira local para execução.
Questionado sobre a revogação legal do contrato – por meio de deliberação de termo início e não comparecimento da empresa –, Caleb disse que a batalha judicial seria ainda mais demorada. Entre outros entraves do projeto estão: o licenciamento ambiental de uma pedreira e construção de pontes. O superintendente Hildo Mourão, reiterou que existem duas pedreiras próximas ao trajeto, além de material rochoso ao longo do leito da estrada para “empréstimo” lateral à britagem. Ele avaliou que o transporte de outros locais, elevam demais o custo da obra.
No encontro que durou cerca de uma hora, também foram discutidas as pavimentações da VRS- 425, que dá acesso a Coqueiro Baixo e da VRS-421, que dá aceso à Sério. A elaboração do projeto executivo da duplicação das RSC-453, ERS-130 e ERS-129, trajeto de 70,6 quilômetros entre Venâncio Aires e Muçum, também foi reforçada. Entretanto, Hildo Mourão, sugeriu medidas paliativas para o desafogamento do fluxo: a ampliação da largura dos acostamentos, para implantação de novas pistas de rodagem; e o asfaltamento de sete quilômetros da ERS-129, entre Imigrante e Roca Sales.
Ainda durante a ida à Capital, os representantes do Executivo de Arroio do Meio tiveram reuniões na Secretaria Estadual de Saúde, para obtenção de mais serviços para o Hospital São José, na Secretaria Estadual de Educação, onde foram confirmadas obras de melhorias na infraestrutura no Colégio Estadual Guararapes, por meio do Plano Nacional de Obras (PNO), “a continuidade da construção do ginásio está assegurada”, garantiu Áurio.
Nos bastidores o vice-prefeito Áurio Scherer, citou o ingresso do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), na comissão mista de orçamento, composta por 10 membros. E anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual.
Já o prefeito Sidnei Eckert, entre outros assuntos, revelou que está em estudo um projeto para regularização da destinação dos entulhos de obras, “são questões culturais que dependem de um entendimento mútuo da sociedade”, antecipa.