Arroio do Meio – Os moradores da rua Theobaldo Brentano, viela popularmente conhecida como rua do Beco, inauguraram a pavimentação no último domingo. O trecho de quase 300 metros de extensão, tendo trajeto iniciado junto a rua Maurício Cardoso, era um dos últimos do perímetro urbano, ainda não pavimentado.
A obra trata de uma pavimentação comunitária. A Administração arcou com 40% dos custos da obra e 60% restantes foram pagos pelos moradores, conforme a respectiva valorização de seus imóveis.
Durante a solenidade, o professor de música, Ermilo Berté, morador da rua, lembrou que a reivindicação perdurava por mais de duas décadas. Ele agradeceu o engajamento dos vizinhos para uma solução, frente ao barro e buracos que se estendiam pelo trajeto.
O agricultor Theobaldo Brentano, casado com Emma Brentano, nascido em 5 de março de 1890 e falecido em 26 de maio de 1958, foi o primeiro morador e proprietário de terras do local que depois foi habitado por seus descendentes. Mais tarde surgiu um loteamento, consequentemente, há cerca de 50 anos aberta a rua do Beco. Atualmente, cerca de 25 famílias, ao redor de 100 moradores, habitam a área. Entre elas, a família Fucks, Brentano, Kappler, de Lima, dos Santos, Rodrigues, Bruxel, Portela e Matte.
Os Secretários Municipais do Planejamento e de Obras, Henrique Meneghini e Paulo Volk, respectivamente, agradeceram os moradores pela compreensão em meio aos transtornos gerados pela obra. O prefeito Sidnei Eckert recordou que durante seus 14 anos na vida política tratou o assunto em diversas oportunidades. Citou alguns entraves e admitiu que a persistência dos moradores foi decisiva para o pleito. “Vocês incomodaram no bom sentido. Quem cobra mais é que é atendido”, concluiu.