ERS-130 – Após a mudança nas concessões das praças de pedágio regionais, a responsabilidade de qual órgão fará a manutenção do trecho entre os quilômetros 69 e 78, Lajeado e Arroio do Meio, continua indefinida.
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), concessionária pública que assumiu a praça recentemente, afirma que as definições dependem de uma negociação com Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O mesmo impasse já ocorria com a Univias.
No fim de semana o trecho foi palco de uma série de reclamações de motoristas, em decorrência de danos causados por buracos em seus veículos. Na manhã de sábado, o condutor de um Peugeot, Abdiel Reichenbach, 22 anos, de Fazenda Vilanova, seguia no sentido Encantado/Lajeado, quando na altura do quilômetro 78 da ERS-130, imediações do trevo de acesso ao bairro Medianeira, estourou um pneu dianteiro e um traseiro de seu carro.
“Estava atrás de um caminhão, consegui desviar de buracos menores, mas não consegui evitar de entrar num buraco maior que vinha na sequência. O carro chegou a raspar o chão. Fiquei empenhado no acostamento. Sorte que havia uma borracharia nas proximidades”
Abdiel, já ingressou na justiça para cobrar os prejuízos do Estado. Reichenbach diz que também houve danos nas calotas, além de gastos em geometria e balanceamento.
Só naquela tarde, uma borracharia situada nas imediações atendeu mais de 15 veículos que passaram por situações semelhantes. De acordo com o borracheiro, moradores das imediações taparam os buracos com capim, terra e cimento para amenizar os efeitos. Na terça-feira, uma empresa terceirizada providenciou reparos mais contundentes.
EGR garante reparos
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), já implantou medidas para recuperação de estradas danificadas em sua área de concessão. A estatal hoje controla praças na RS-135 (Erechim/Passo Fundo), RS-239 (Estância/Riozinho), RS-122 (São Vendelino/Portão e Caxias do Sul/Antônio Prado), RS-240 (Montenegro/São Leopoldo), ERS-129/130 (Lajeado e Guaporé), RST-453 (Estrela/Garibaldi e Venâncio Aires/Lajeado) e RSC-287 (Tabaí/Vila Paraíso).
O presidente da EGR, Luiz Carlos Bertotto, revela que as condições das rodovias estão mais precárias do que foi apurado em estudo feito em 2012. “Já foram iniciadas operações tapa buraco e estamos fazendo levantamentos para abertura de licitações para repavimentações. Em breve teremos um cronograma de melhorias”, explica.
Conforme Bertotto, a EGR é uma idealização do Estado, tendo em vista que empresas públicas operam com mais agilidade em comparação com departamentos e outras autarquias, onde as licitações e liberação de recursos são mais burocráticas. O estatuto ainda está em fase de elaboração.Segundo ele, a estatal conta com cerca de 70 funcionários, entre eles 13 engenheiros e um arquiteto – servidores de carreira do Estado e aprovados em concurso provisório.
Quanto ao valor das tarifas, revela que estão abaixo das praticadas pelo sistema privado, especialmente na categoria de transporte de cargas. Mas admite que os preços ainda podem ser reduzidos futuramente. Contudo, explica que dificilmente o valor atingirá o preço praticado pelas praças comunitárias do Daer, que estão inseridas em realidades diferentes – o fluxo mais intenso permite preços diferenciados.
Bertotto era o titular da Secretaria de Transportes e Mobilidade da Prefeitura de Canoas. No governo Olívio Dutra, ele presidiu o Detran entre 1999 e 2000. Nas gestões do PT na Prefeitura de Porto Alegre, presidiu a Carris e foi Secretário Municipal dos Transportes. Foi o responsável pela implantação da EPTC, entidade que ele também presidiu.
NOVAS TARIFAS
Veículos de Passeio e Utilitários com 2 eixos: R$ 5,20
Veículos Comerciais com 2 eixos: R$ 6,10
Veículos Comerciais com 3 eixos: R$ 9,20
Veículos Comerciais com 4 eixos: R$ 12,30
Veículos Comerciais com 5 eixos: R$ 15,40
Veículos Comerciais com 6 ou mais eixos: R$ R$ 18,50
Veículos de Passeio e Utilitários com 2 eixos e Reboque de 1 eixo: R$ 7,90
Veículos de Passeio Utilitários com 2 eixos e Reboque de 2 eixos: R$ 10,50