Em um e-mail encaminhado aos alunos da instituição na manhã desta quinta-feira, o reitor da Univates, Ney Lazzari, e o presidente da Fuvates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, afirmam que o curso de Medicina será implantado na instituição. “Seremos a nona cidade do RS a sediar o 12º curso de Medicina no Estado”, diz a nota.
A expectativa, agora, é de quando o curso começará. Lazzari e Cyrne esperam poder iniciar logo no primeiro semestre de 2014. Segundo a nota, a instituição tem parceria com hospitais como o Bruno Born e Estrela, além de apoio das prefeituras da região.
O ano de 2013 foi de conquistas para a Universidade neste sentido. No primeiro semestre, o Conselho Nacional de Saúde concedeu parecer favorável ao projeto do curso.
Em 2012 , o MEC avaliou como nota 4, em uma escala de 1 a 5, a proposta do apresentada pela instituição. O modelo do curso foi pensado para suprir a necessidade de médicos para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
Os estudantes terão contato, desde o primeiro semestre, com a prática de trabalho direto nas comunidades para conhecer a realidade das Unidades Básicas de Saúde.
Univates elabora projeto de Odontologia
A Univates está em processo de elaboração do projeto para oferecimento do curso de Odontologia. Desde agosto do último ano, a Instituição estuda a oferta da graduação a partir de 2016. A proposta deve ser encaminhada no início do próximo ano, seguindo o cronograma de abertura de processos no sistema e-MEC. O currículo deve adotar um formato semelhante ao curso de Medicina, com módulos semestrais. O projeto deve contemplar o uso conjunto de laboratórios para os estudantes de Medicina e de Odontologia.